A partir de 2017, a Timberland ganha operação própria no Brasil. A marca, distribuída pelo grupo Alpargatas desde 1996, foi comprada em 2011 pela VF Corporation, líder global em design, fabricação e marketing e distribuição de marcas de vestuário, calçados e acessórios, que agora também assume a operação aqui no Brasil.
A nova operação, dentro do portfólio de marcas da VF do Brasil, marca um novo momento da Timberland por aqui. Nossos produtos são distribuídos hoje em 13 lojas (franquias) em cidades como São Paulo, Campinas, Florianópolis, Belo Horizonte e Fortaleza, além de 3.000 lojas multimarcas, e a Timberland virou sinônimo de vida outdoor e amada por milhões de brasileiros que curtem o mundo ao ar livre. Agora, passamos a apostar muito mais no mercado de lifestyle, ainda mais conectados com consumidores que valorizam o estilo de vida outdoor, ou seja, curtem o ambiente urbano e privilegiam atividades ao ar livre, como você!
Isso significa que você terá acesso a um mix de produtos (calçados, roupas e acessórios) cada vez mais incrementado e variado. Também ampliaremos os investimentos em marketing, eventos e ações com formadores de opinião, para te aproximar ainda mais da marca e trazer a perspectiva de um grande crescimento da empresa no Brasil em 2017 e, esperamos, por muitos e muitos anos!
Um dos pilares dessa renovação de posicionamento é o nosso ícone, a Yellow Boot, a famosa bota amarela criada em 1973 como um calçado impermeável para aventureiros que se transformou em um ícone fashion nos pés de celebridades como Cara Delevingne, Gwen Stefani, Rihanna, Beyonce, Jay Z e Kayne West.
Preocupação com a sustentabilidade no DNA
A Timberland também é conhecida por ter a sustentabilidade social e ambiental em seu DNA, já que busca ser sustentável desde seus processos de produção até a escolha de seus fornecedores, e na seção Earthkeepers do blog, já mostramos como buscamos ter a menor pegada ambiental possível e também damos dicas de sustentabilidade pra você aplicar no seu dia a dia. Em 2014, 79% dos calçados fabricados por nós tiveram materiais reciclados em sua composição e, desde 2009, já transformamos mais de 185 milhões de garrafas PET em produtos.
Mas não é a apenas na produção que estamos preocupados com o meio ambiente. Em 2016, a Timberland anunciou um projeto de aumentar seu impacto social em cidades norte-americanas que possuem lojas da marca, começando pela Filadélfia. A ideia é medir o espaço físico ocupado pela marca na cidade e restaurar um espaço equivalente de área verde nessas cidades, uma a cada ano, até 2020.
Realizamos ainda dois eventos globais que estimulam a responsabilidade social de seus colaboradores e das comunidades nas quais atua. Todos os funcionários da Timberland dedicam 40 horas anuais para ações como o Serv-a-palooza” no qual trabalham em prol de comunidades carentes, e o “Earth Day”, dia em que realizamos ações em prol da natureza abertas a todo o público. Em 2014, a marca atingiu um milhão de horas de serviço comunitário global. Destacam-se também grandes projetos realizados pelo mundo como o “Plant my Pledge”, que promoveu o plantio de duas milhões de árvores para evitar o aumento da desertificação da regiao de Horqin, na China, e um projeto no Haiti que ajudou mais de três mil pequenos produtores a criarem fazendas sustentáveis e que se transformou em um famoso documentário.
Em breve novidades na Timberland Brasil
Para marcar este novo momento da Timberland no Brasil, estamos preparando muitas novidades para aproximar a marca de nossos fãs. Entre essas ações, está a reformulação do nosso site, que está temporariamente fora do ar, mas volta em breve com mais funcionalidades para você poder comprar nossos produtos sem sair de casa. Enquanto isso, você pode encontrar nossos produtos em 13 lojas Timberland no Brasil (confira os endereços) e mais de 3 mil lojas multimarcas em todo o país que vendem os produtos da marca.
Também estamos preparando novas ações nas redes sociais e na mídia, e na quinta-feira você vai conferir aqui no blog uma matéria muito bacana sobre a Timberland que saiu na revista da Gol, a revista de bordo de uma das principais companhias aéreas do Brasil distribuída em todos os voos nacionais e internacionais da empresa. Fique ligado nessa e em muitas novidades que vêm por aí no blog e na nossa página no Facebook.
Fonte: Timberland