Uma das maiores de Minas Gerais, a rede Verdemar deve alcançar um faturamento de R$ 1 bilhão neste ano, o que representa um crescimento nominal em torno de 20% em relação a 2018. A companhia abrirá uma nova filial, mesmo número inaugurado no ano passado, quando a receita bruta subiu 17% (dados da pesquisa Maiores Varejistas, realizada por SA Varejo). Ao deflacionar esse percentual pela inflação média de 3,66%, calculada pelo IPCA, a alta é de 13% real.
Em 2018, a varejista também registrou aumento nas vendas/metro quadrado: quase 5% real, alcançando R$ 39,5 mil/ano. Os bons indicadores se sustentam no claro posicionamento da rede, focado em produtos diferenciados e serviços, oferecendo uma boa relação custo x benefício dentro desse segmento.
Com 14 unidades – 13 supermercados e uma padaria –, a rede conta com 24.080 itens no sortimento, sendo 30% marcas exclusivas – o que inclui produtos de panificação e de importação própria da varejista. Segundo Antonio Celso Azevedo, superintendente do Verdemar, ainda há espaço na capital mineira para lojas com essa proposta diferenciada.
Para se ter uma ideia, na seção de hortifrútis, funcionários realizam, em vários momentos do dia, uma triagem, retirando os produtos machucados. Dessa forma, a rede facilita e agiliza a compra do cliente, além de fortalecer sua imagem de qualidade.
Já no mix, destacam-se os itens de marca exclusiva e própria, posicionados entre os de maior valor agregado da categoria. Alguns exemplos são café torrado de cinco regiões diferentes, molho de tomate, cerveja especial e o pão de queijo, eleito, segundo a empresa, como o melhor de Belo Horizonte há dez anos.
Outro diferencial é o Bacalhau 68, mais tenro e macio, com o dobro do tamanho dos normalmente encontrados no Brasil. Somam-se a ele as linhas de carnes diferenciadas, provenientes de gado selecionado, que vêm de plantas próprias, como a Bullight.
Fonte: S.A. Varejo