Eu sou palestrante de vendas e, em 2016, participei de uma expedição em busca do melhor vendedor do país. Agora, estou em busca do melhor vendedor do mundo. Não é um concurso. É uma busca contínua por histórias inspiradoras. Muitas vezes, essas histórias estão ao nosso lado. Em minha cidade natal, Três Corações/MG, um vendedor começou a fazer sucesso nas redes sociais ao gravar paródias para anunciar as promoções. Seu nome é Emerson “Jamaica”.
Antes de qualquer coisa, assista à entrevista que fiz com ele:
Rapaz de origem humilde, funcionário de uma unidade da rede varejista Magazine Luiza. Com a ajuda de colegas de trabalho, canta, dança e faz “sarrada no ar”. A expressão ainda não está no dicionário. Mas já são muitas letras de funk citando a palavra que quer dizer “esfregar e se roçar em outra pessoa”. Brevemente entrará nos catálogos do Aurélio, Houaiis e Michaelis.
As sarradas no ar, na verdade, dão um toque a mais de humor aos vídeos que Jamaica grava. Esses vídeos anunciam as promoções da loja em versões inusitadas de funk. Um de seus vídeos já ultrapassou mais de 1 milhão de visualizações.
Edirnei Soares de Aguiar é o gerente da loja em que Emerson trabalha. Ele me contou que a empresa estimula seus vendedores a gravarem vídeos improvisados para anunciarem as promoções. Inclusive, ele comemora a repercussão de um dos vídeos que já foi veiculado na TV interna da rede. Esse mesmo vídeo já foi matéria na TV Record local, no jornal Estado de São Paulo… Disse também que a ação tem ajudado aumentar as vendas de toda a equipe e não só do “cantor”. Sobre as críticas negativas, o gerente disse que não se importa. As críticas positivas são em maior quantidade.
Daniel Pink, no livro Motivação 3.0, mostra que, para alguém se manter motivado é necessário ter maestria, autonomia e/ou propósito. Claramente, percebemos um líder que dá autonomia para seus liderados e, claramente, é fácil perceber que Emerson tem maestria em fazer paródias. Ao conversar com os funcionários/cantores/dançarinos, também é possível perceber que são pessoas do bem e que estão alinhadas com o propósito da empresa.
Maysa Antunes é gestora administrativa na empresa e uma das cantoras/dançarina. Ela comentou que a ideia dos vídeos com paródia já está sendo copiada até mesmo por lojas de outros segmentos. Na verdade, ela até sente orgulho disso. “Estão levando para a frente uma ideia que deu certo”, conta.
Evelyn Dantas é assistente de vendas sênior. Ela diz que temos que lembrar que “a gente passa mais tempo no trabalho do que com a família. Por isso é importante que todos tenham um bom relacionamento e se ajudem. Assim, os clientes se sentem melhor acolhidos”.
Em seu livro Duct tape marketing, no Brasil lançado como Marketing de baixo custo e alto impacto (o nome em inglês é muito mais legal), John Jantsch fala da importância de testar, descobrir o que funciona e seguir nesse caminho. A loja em que o Emerson trabalha já estimulava os integrantes da equipe a gravarem vídeos com seus próprios celulares. Porém, ao perceberem o talento do vendedor em improvisar e fazer paródias, bastou um incentivo para encontrarem uma fórmula viral de anunciar suas promoções.
Mas será que essa fórmula funciona para todo mundo?
Em minha opinião, o que funciona é autenticidade. Quem tem talento em cantar no estilo sertanejo, pode ter melhores resultados fazendo uma moda de viola. Quem sabe fazer rima, pode ter melhores resultados ao fazer um cordel. Quem tem talento em artes gráficas, pode criar anúncios mais visuais e assim por diante… A criatividade não tem limites.
Depois de cruzar o país do Oiapoque ao Chuí em busca do melhor vendedor, cheguei à conclusão de que os melhores vendedores que encontrei têm três características em comum: criatividade; consistência e coração. A criatividade de rimar e fazer paródias; a consistência em atender bem e gravar novos vídeos; aliados ao coração, nesse caso, o amor pela profissão, fazem de Emerson um profissional altamente inspirador.
Fonte: Administradores