As vendas do comércio varejista caíram 1,90% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou nesta quinta-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no menor resultado para o mês desde 2003, quando o indicador teve retração de 2,5%. O número também veio pior do que o piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 1,80% a alta de 1,30%, com mediana negativa de 0,60%.
Na comparação com março de 2016, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram baixa de 4% em março de 2017. Nesse confronto, as projeções iam de uma retração de 3,20% a crescimento de 1,00%, com mediana negativa de 1,90%.
As vendas do varejo restrito acumularam retração de 3% no ano e queda de 5,3% em 12 meses.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 2% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal. O resultado também veio pior do que o piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 1,70% a alta de 1,60%, com mediana negativa de 0,10%.
Na comparação com março de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram baixa de 2,7% em fevereiro de 2017. Nesse confronto, as projeções variavam de uma retração de 4,3% a avanço de 2,1%, com mediana de zero. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam queda de 2,5% no ano e redução de 7,1% em 12 meses.
Fonte: Estadão