Os supermercados tiveram queda de 5,84% nas vendas em abril em relação ao mesmo mês de 2017, em termos reais, informou minutos atrás a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A queda reflete o fato de a Páscoa ter ocorrido neste ano em março, e em 2017, em abril. Portanto, as bases de comparação são diferentes.
No acumulado de janeiro a abril a expansão foi de 1,75%, índice também deflacionado pelo IPCA/IBGE.
Em abril na comparação com março, as vendas caíram 12,61%.
Em valores nominais, as vendas dos supermercados registraram queda de 12,42% em relação a março e, quando comparadas a abril do ano anterior, retração foi de 3,24%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 5,08%, em termos nominais.
Em nota ao mercado, o presidente Abras, João Sanzovo Neto, diz que a retração verificada em abril se deve ao efeito calendário. “No ano passado, o domingo de Páscoa caiu na segunda semana do mês (de abril). Neste ano, as vendas se concentraram todas em março”, informou no comunicado.
“Apesar da alta do dólar e dos últimos números divulgados da estimativa do PIB para 2018 que vem caindo de acordo com o Boletim Focus, continuamos com a mesma perspectiva otimista que iniciamos o ano, de crescimento de 3% para 2018”, disse.
Fonte: Valor Econômico