Por Ana Luiza de Carvalho | A venda de itens de supermercados cresceu 1,1% em outubro em relação ao mesmo mês de 2022, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No comparativo a agosto deste ano, a alta foi de 0,8%. Já entre janeiro a setembro, as vendas avançaram 2,62% em relação ao mesmo intervalo de 2022, acima da projeção de crescimento de 2,5% para este ano.
O vice-presidente executivo da Abras, Márcio Milan, afirmou que o consumo segue em ritmo forte impulsionado pela liberação de recursos do Bolsa Família e pagamento retroativo do Piso da Enfermagem, além da queda de preços de alimentos.
A chamada cesta Abrasmercado, composta por 35 itens de largo consumo, foi de R$ 705,21 no mês de setembro, queda de 1,51% em relação a agosto. Os principais produtos que registraram queda de preços foram o feijão, com recuo de 7,55% no último mês, além de leite longa vida (-4,06%) e farinha de trigo (-3,25%). Também ficaram mais baratos a batata, com recuo de 10,41% nos preços, e a cebola, 8,08% mais barata.
Fonte: Valor Econômico