Segundo a Associação Paulista de Supermercados previsão era de 2% em 2018 e mês de dezembro pode atingir 24% de crescimento
O período de Natal deste ano deve ser melhor para os supermercados de São Paulo do que o previsto em 2018. De acordo com dados da APAS, as vendas em supermercados podem ter aumento de 6% nesta época. O número é mais do que o dobro do que foi previsto ano passado, 2% na ocasião.
O carro-chefe das vendas nos pontos de venda supermercadistas é o setor de bebidas alcoólicas, onde os empresários esperam aumento de 53% em comparação com o ano passado. Por outro lado, itens perecíveis e laticínios devem apresentar aumento de 67%, assim como frutas, legumes e verduras (FLV) com 80% de vendas a mais que 2018.
Toda a expectativa em relação ao incremento nas vendas para o Natal deste ano está ligada à queda de preços dos produtos que acontece desde junho, devido ao clima seco e o aumento da temperatura com a chegada do verão. O valor das frutas diminuiu 3,30% em setembro, assim como legumes, 16%, e verduras, 8,3%. Em contrapartida, as carnes devem manter o mesmo percentual de vendas do ano anterior.
Black Friday nos supermercados
A pesquisa feita pela APAS mostra que a o crescimento de vendas com a Black Friday deste ano chegue a 4,2%. Além da data oficial, dia 29 de novembro, os supermercados esperam aumento de vendas online durante todo mês.
Fonte: Apas Show