As vendas dos lojistas em shoppings center cresceram 5,5% neste Natal em relação ao mesmo período de 2017, informou a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).
No entanto, a expansão real nas vendas de shopping center neste Natal ficou abaixo do número de 2017. Ao se descontar a inflação (IPCA), a alta nas vendas natalinas no ano ficou em cerca de 1,7%, versus elevação de 2% no Natal de 2017.
A Alshop adotou um discurso otimista para o segmento, apesar da taxa menor.
“Os números ainda não têm traduzido nossas expectativas positivas, mas a previsão é de uma melhora crescente daqui para frente, baseado na perspectiva de um governo com foco maior na geração de emprego e retomada gradual de investimentos”, disse Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.
A expansão foi identificada em pesquisa com cerca de 400 empresas de varejo associadas à entidade. Essas companhias somam 30 mil pontos de venda no país.
Os produtos mais procurados no Natal neste ano foram, nesta ordem, moda masculina e feminina, calçados e perfumes e cosméticos.
Segundo a associação, em 2018 foram inaugurados 13 shoppings no país. No fim de 2017, existiam 773 empreendimentos e ao fim de 2018 eles somavam 754. O número é menor do que o de um ano atrás porque a entidade decidiu reclassificar os empreendimentos e foram retiradas galerias e centros comerciais da pesquisa.
O setor projeta 28 aberturas de shoppings de 2019 e 2020, média de 14 ao ano. Em 2018 foram 13 inaugurações. Portanto, na média, um número muito próximo de 2018.
Pelo menos seis aberturas de shoppings previstas em 2018 foram adiadas para os próximos anos.
A Alshop informou que 19 empreendimentos pequenos, grande parte deles chamados de rotativos, deixaram de operar em 2018. Como são pequenos shoppings temporários, o setor não vê o fechamento como algo preocupante.
Varejo
Em outra amostragem, as vendas do varejo brasileiro cresceram 3,8% entre 13 e 20 de dezembro, período que antecede o Natal, em relação ao mesmo período de 2017.
O cálculo foi divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), com base em dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)
Em todo o mês de dezembro, as vendas do varejo brasileiro devem aumentar 4,3% na comparação anual, segundo estimativas da entidade, e somar R$ 185 bilhões.
Em nota, a federação afirmou que “os resultados positivos de vendas estão vindos com uma base cada vez mais sólida, que deve se estender ao longo do próximo ano”.
Fonte: Valor Econômico