Por Nathalia Flach | O alcance da Black Friday vai muito além das vendas em novembro. É curioso, mas o evento de origem americana afeta diretamente o comércio do dias das mães do ano subsequente.
Estudo da empresa de tecnologia CRM&BONUS mostra que houve aumento de 15% no número de novos consumidores em novembro de 2022 em relação a maio do mesmo ano. Deste total, 36% dos clientes voltaram a fazer compras seis meses depois, ou seja, no dia das mães de 2023.
Isso significa que a Black Friday não só conquistou novos clientes como fidelizou a base para outras datas comemorativas.
Além disso, o período de promoções conseguiu reativar clientes antigos, que já compraram com uma determinada marca, mas estavam há algum tempo sem fazer compras. Segundo o levantamento, 61% da base total de compradores que já possuíam cadastro nas marcas estavam há mais de 12 meses sem novas transações.
“A partir da nova compra, há um cliente disposto a voltar durante o resto do ano que não estava consumindo os produtos daquele lugar. Esse cliente é de cinco a seis vez mais barato de atrair novamente do que aquele de primeira compra”, afirma Gustavo Gadotti Duwe, diretor comercial da CRM&BONUS.
O nome é Black Friday, mas é o sábado que se destaca
O estudo mostra também que as compras começam antes mesmo da data da Black Friday e que, apesar do nome, o sábado é o verdadeiro campeão de vendas. Do total de comercializado em novembro do ano passado, os sábados responderam por 26% do volume, mais até do que os 22% do mês de maio.
“É necessário que as marcas se preparem cada vez mais não somente para a data, mas para o mês. Quanto mais informações tiverem para a assertividade de suas ações, melhor”, ressalta o executivo.
Ao todo, o levantamento acompanhou as vendas de 2.000 marcas clientes da CRM&BONUS na solução de giftback, que movimentaram quase R$ 900 milhões durante novembro do ano passado, em 1,65 milhão de transações.
Fonte: Valor Econômico