O Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou aumento de 6,7% na receita líquida do primeiro trimestre, para R$ 10,5 bilhões, na comparação anual. Incluindo os ajustes de calendário, por conta da Páscoa no segundo trimestre em 2017, a alta foi de 9,5%, segundo a companhia.
A receita da rede de atacarejo Assaí somou R$ 4 bilhões de janeiro a março, alta de 28,3% sem ajuste e de 28,8% com ajuste.
O resultado em mesmas lojas, ou seja, que levam em conta as unidades abertas há mais de 12 meses, apresentou alta de 5,6% no trimestre, com o multivarejo avançando 2% e o Assaí subindo 12,9%. Os três indicadores são ajustados pelo efeito calendário.
Com relação ao multivarejo, o Grupo Pão de Açúcar afirmou que “o desempenho do trimestre continuou a demonstrar a assertividade das estratégias comerciais através da recuperação sequencial dos volumes de 8,4 pontos percentuais e da melhoria do fluxo de clientes de 4,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior”.
Sobre os efeitos negativos no multivarejo, a companhia destacou o fechamento de 60 lojas nos últimos 12 meses e 20 no trimestre, sendo cinco hipermercados que estão em processo de conversão para Assaí.
No caso da rede de atacarejo Assaí, o Grupo Pão de Açúcar destacou a abertura de 12 lojas, sendo duas conversões da bandeira Extra, que acrescentaram R$ 600 milhões em vendas líquidas no trimestre. A bandeira já representa 38,3% da receita líquida de todo o grupo.
Nas mesmas lojas, a companhia destacou o aumento do fluxo de clientes em dois dígitos no Assaí.
Com relação às cinco lojas Extra em processo de conversão, a empresa afirmou que as reaberturas devem ocorrer no até o começo do terceiro trimestre. Até o fim do ano devem ocorrer 15 conversões.
O Grupo Pão de Açúcar não inclui mais os números de Via Varejo em seus resultados operacionais, que entram na rubrica de operações descontinuadas.
Fonte: Valor Econômico