Por Adriana Mattos | As vendas do varejo de supermercados, hipermercados e atacarejo cresceram 3,1% em 2023, acima dos 2,5% projetados, informou Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Para este ano, a entidade manteve a projeção de aumento de 2,5% nas vendas.
Os números da Abras são reportados pelas varejistas para a entidade, logo, é incluído o desempenho de hipermercados, supermercados e atacarejos – segmentos de atuação das empresas associadas à entidade.
Em dezembro, a alta no consumo nesses segmentos foi de 10,7% frente ao mesmo mês de 2022. Na comparação com novembro, a expansão foi de 18% em vendas em dezembro – historicamente, o último mês do ano é mais forte do que novembro pela demanda de produtos natalinos. “Foi uma demanda em dezembro que cresceu especialmente nas duas últimas semanas do mês”, disse Marcio Milan, vice-presidente da Abras.
Para 2024, a Abras acredita que o reajuste do salário mínimo de quase 7%, além de pagamentos de precatórios e PIS/Pasep podem ajudar na demanda.
A Abras ainda informou que o volume total de lojas passou de 508 para 666 entre 2022 e 2023, uma expansão de 31%. Foram abertos 220 supermercados e 162 atacarejos em 2023.
Fonte: Valor Econômico