No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu, mas abaixo das projeções
Por Lucianne Carneiro e Alessandra Saraiva
O volume de vendas no varejo restrito caiu 0,1% em dezembro, frente a novembro, na série com ajuste sazonal, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (9). Com isso, o comércio teve crescimento de 1,4% em 2021, frente ao ano anterior, após alta de 1,2% em 2020. O mês de dezembro também registrou queda de 2,9% frente a igual mês de 2020.
O resultado de 2021 do varejo restrito veio igual à mediana estimada pelo Valor Data, apurada junto a 17 consultorias e instituições financeiras, que era de alta de 1,4%. O intervalo das projeções para o varejo restrito ficava entre 1,2% e 2,2%.
Para o mês de dezembro, frente a novembro, a previsão mediana do Valor Data, junto a 35 consultorias e instituições financeiras, era de queda de 0,6% do varejo restrito. O intervalo das projeções para dezembro ia de -1,6% a +2,2%. Na comparação interanual, frente a dezembro de 2020, a mediana de 34 consultorias reunidas pelo Valor Data era de 3,2%, com intervalo entre queda de 5% e alta de 3%.
A receita nominal do varejo restrito teve alta de 0,3% em dezembro, frente a novembro, e fechou o ano com variação de 13,9%. Na comparação com dezembro de 2020, houve alta de 8,9%.
No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas subiu 0,3% na passagem entre novembro e dezembro, já descontados os efeitos sazonais. Os analistas de 31 bancos e consultorias esperavam aumento de 0,8%, segundo a mediana. As estimativas iam de queda de 0,6% a alta de 3,5%.
Com isso, o resultado de 2021 para varejo ampliado foi de alta de 4,5% frente a 2020. A mediana de 16 consultorias, com projeções reunidas pelo Valor Data, era de crescimento de 4,6%. O intervalo das estimativas ia de ganho entre 1% e 5,2%.
Na comparação com dezembro de 2020, o volume de vendas do varejo ampliado caiu 2,7%. A expectativa, pelo Valor Data, era de recuo de 1,9%. As projeções iam de queda de 4% a alta de 4,2%.
Já a receita nominal do varejo ampliado avançou 0,6% em dezembro, frente a novembro, na série com ajuste sazonal, fechando o ano em 18%. Na comparação com dezembro de 2020, houve alta de 10,4%.
Fonte: Valor Investe