O Grupo Netshoes reportou um crescimento de 267% no número de pedidos feitos por smartphones e tablets no primeiro trimestre. A receita de vendas por meio de dispositivos móveis aumentou 238% no mesmo período – as realizadas por meio de aplicativos avançaram 36% e as do site voltado para dispositivos móveis teve um salto de 205%. A companhia não informa qual foi o incremento apurado no total de vendas no período.
O tráfego de visitantes via dispositivos móveis cresceu 136% no semestre e representou 40% do total de usuários que acessaram as plataformas do grupo no período. O total de visitações, segundo a companhia, ultrapassou 50 milhões de usuários no fim de junho.
De acordo com grupo, o aumento é resultado da implantação de novas estratégias para o comércio eletrônico móvel na Netshoes e na Zattini. Entre as ações para atrair consumidores, estão acesso gratuito aos aplicativos e sites, sem consumo do plano de dados contratado pelo internauta nas operadoras de telefonia móvel.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que 30% das compras virtuais em 2016 no país serão feitas com uso de dispositivos móveis, o que representa algo perto de 17 bilhões. No ano passado, as vendas por dispositivos móveis respondeu por 20% do faturamento total do comércio eletrônico, ou R$ 9,6 bilhões. O crescimento de vendas em dispositivos móveis é estimada em 80% neste ano. Para o mercado total de comércio eletrônico, a entidade projeta avanço de 18%, chegando a R$ 56,8 bilhões de faturamento.
A Netshoes fechou 2015 com prejuízo líquido de R$ 63,2 milhões, ante uma perda líquida de R$ 93,6 milhões no ano anterior. O grupo obteve crescimento de 33% na receita líquida, para R$ 1,5 bilhão. Para 2016, o Grupo Netshoes espera crescer acima da média do varejo on-line.