Com fracos resultados há alguns trimestres — reflexo não só da crise, mas de decisões operacionais que não trouxeram resultados —, a International Meal Company (IMC), dona do Viena e Frango Assado, apurou alta na receita líquida apenas na operação nas rodovias do país: de 3,4% de outubro a dezembro de 2015. As vendas em pontos de aeroportos recuaram 13,7% e, nas unidades em shopping centers, a queda ficou em 5,5%. Segundo o comando da empresa, houve fechamento de cinco restaurantes no quarto trimestre de 2015. Empresa ressalta que os processos de ajustes não terminaram e deve ainda fechar 34 unidades neste ano.
“Estamos saindo de nossas marcas menores em shopping centers no país”, disse Jaime Cohen Szulc, presidente da empresa, durante teleconferência para comentar o balanço de 2015. “A maior parte do fechamento virá no início de ano.”
São pouco mais de 60 lojas sob análise por causa de maus resultados e, caso não se recuperem, o fechamento será possível, diz.
“Estamos com senso de urgência para tocarmos nossos projetos [corte de custos], por causa da deterioração do cenário econômico”, disse Pierre Albert Berenstein, presidente da IMC no país.
A IMC demitiu 110 pessoas no quarto trimestre e podem acontecer novos cortes, diz a empresa. Além disso, a IMC reduziu investimentos em mais da metade em 2015 em relação a 2014 — valor caiu para R$ 44 milhões. Uma das boas notícias dadas pelo comando é que o aumento no gasto por cliente compensou a queda no número de tíquetes em 2015.
Nesse processo de ajustes que ocorre desde o ano passado, a IMC segue renegociando “fortemente” contratos de aluguel, para reduzir custos, disse José Agote, diretor financeiro.
A empresa apurou aumento de 256% no prejuízo líquido de outubro a dezembro, para quase R$ 70 milhões. Receita líquida caiu 1,7% (moedas constantes) e subiu 8%, considerando variação cambial, para R$ 411 milhões. No Brasil, receita recuou 4,2% e o resultado operacional apresentou queda de 20%.