O conglomerado varejista francês Casino Guichard-Perrachon, controlador do Grupo Pão de Açúcar, divulgou hoje que suas vendas tiveram aumento anual de 6,7% no terceiro trimestre deste ano, a 10,43 bilhões de euros (US$ 11,49 bilhões). O bom resultado foi atribuído a um avanço nas vendas de produtos alimentícios no Brasil e a ganhos cambiais na América Latina.
Já na França, os negócios do Casino se retraíram, uma vez que o grupo prosseguiu com planos de fechar 282 lojas deficitárias e em meio a uma queda nas vendas de sua bandeira de baixo custo, a Leader Price.
A América Latina, no entanto, impulsionou as vendas do Casino, numa recuperação que contrastou com o fraco desempenho de trimestres anteriores. O grupo francês garantiu na região crescimento de dois dígitos tanto no varejo quanto na área de eletrônicos. As vendas de produtos alimentícios foram particularmente fortes, com ganho de 21% na comparação anual. Mesmo descontando-se efeitos cambiais, as vendas de alimentos subiram 13%.
O Casino, porém, continua sob pressão para melhorar seu resultado na França, onde uma agressiva guerra de preços prejudicou suas margens de lucro. Em março, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixou o rating do varejista francês para “grau especulativo”, devido a dificuldades no Brasil e ao endividamento do grupo. Numa tentativa de lidar com esses problemas, o Casino vendeu suas operações asiáticas para pagar dívidas e prometeu simplificar sua complexa estrutura corporativa.
O Casino também reiterou hoje suas metas financeiras para 2016, que incluem um lucro comercial de mais de 500 milhões de euros na França. Fonte: Dow Jones Newswires.