Em todo o ano de 2018, as vendas brutas consolidadas do Carrefour Brasil cresceram 7,6% ante 2017, para R$ 56,3 bilhões. Somente na rede Atacadão, a alta anual foi de 10,2%, para R$ 37,6 bilhões, sendo que as vendas mesmas lojas — unidades abertas há pelo menos um ano — tiveram expansão de 4,8%.
No Carrefour varejo, as vendas brutas cresceram 2,6% em 2018 na comparação com 2017, para R$ 18,7 bilhões. As vendas mesmas lojas subiram 2,1%.
O braço financeiro da empresa (Banco CSF) teve faturamento total de R$ 25,8 bilhões em 2018, um avanço de 31,5% em relação a 2017. No cartão Atacadão, o crescimento anual foi de 10,6%, para R$ 19,7 bilhões, e no cartão Carrefour, de 288,1%, para R$ 5,8 bilhões.
Segundo a empresa, em comunicado, duas iniciativas foram anunciadas nos três últimos meses de 2018 para melhorar o cartão Carrefour, como a rede Atacadão, que passou a aceitar o cartão Carrefour, e o incentivo de que os clientes que realizam, no mínimo, uma compra por mês com o cartão nas lojas Carrefour estão isentos da parcela mensal da anuidade.
Quarto trimestre
No quarto trimestre de 2018, as vendas brutas do Carrefour Brasil cresceram 10,2% na comparação com o mesmo período de 2017, para R$ 15,8 bilhões.
Na rede Atacadão, a alta foi de 14,9%, também em base anual, para R$ 10,7 bilhões. As vendas mesmas lojas — unidades abertas há pelo menos um ano — cresceram 7,4%. Segundo a empresa, em comunicado, o avanço foi reflexo de ganhos contínuos em volumes, aumento no preço médio e preços de commodities mais favoráveis.
No Carrefour varejo, as vendas tiveram um avanço de 1,6%, para R$ 5,1 bilhões. Neste segmento, as vendas mesmas lojas subiram 2,8%, impulsionadas pelas “bem-sucedidas” iniciativas comerciais nos hipermercados, tendência de melhora dos formatos de proximidade e forte desempenho do comércio eletrônico.
O braço financeiro da empresa (Banco CSF) teve faturamento total de R$ 7,5 bilhões, um avanço anual de 25,5%. No cartão Atacadão, o crescimento foi de 89,6%, para R$ 1,8 bilhão, e no cartão Carrefour, de 13,5%, para R$ 5,6 bilhões.
O Carrefour Brasil encerrou o ano de 2018 com 660 lojas, ante 634 unidades em 2017. No período, 12 unidades foram fechadas e 38 abertas.
O maior volume de inaugurações, 20, ocorreu na rede Atacadão, que finalizou o ano com 166 unidades. Na sequência apareceram os supermercados, com oito novas lojas, somando 49.
Lojas de conveniências também tiveram grande volume de novas lojas, seis, mas cinco foram fechadas, encerrando o ano com 120 unidades. Outras duas lojas foram fechadas na rede de drogarias, que somou 124 ao final de 2018, e mais dois postos de combustível, somando 74 unidades.
Fonte: Valor Econômico