Por Ana Luiza de Carvalho | A varejista de vestuário e calçados Arezzo&Co registrou patamar elevado de vendas a preço cheio no terceiro trimestre, de acordo com o diretor-presidente, Alexandre Birman. Em razão disso, a empresa ampliou suas margens, e a expectativa é que o quarto trimestre siga essa mesma tendência.
Em teleconferência de resultados, Birman disse que a companhia está reduzindo o patamar de remarcações de produtos em seus canais, o que tem sustentado a rentabilidade da operação e ampliado margens.
A margem bruta da Arezzo&Co no último trimestre foi de 53,8%, ganho de 1 ponto percentual. A margem Ebitda avançou 2,3 pontos percentuais, para 18,1%. Outro destaque do trimestre, segundo a companhia, foi o crescimento de despesas fixas de 2,7% — abaixo da inflação oficial do período.
Essa busca por melhores preços, segundo a companhia, também se refletiu no volume de calçados no último trimestre. O número de pares vendidos caiu 6,4% em relação ao terceiro trimestre de 2022, para pouco menos de 5,4 milhões.
De acordo com os executivos, a marca MyShoes foi descontinuada em razão de uma estratégia de público-alvo, o que afetou os volumes. A busca pelas classes B- e C, na avaliação da Arezzo&Co, não justificava uma disputa de preços ao consumidor final.
Já a marca Schutz registrou um decréscimo no canal de e-commerce, também em razão da menor atividade promocional, segundo Birman. A Schutz foi a única marca da companhia no mercado interno a registrar queda de receita bruta, passando de R$ 230,3 milhões no terceiro trimestre de 2022 para R$ 220,8 milhões no mesmo período deste ano.
Para o quarto trimestre deste ano, a Arezzo&Co aponta que a estratégia de mercado está sendo mantida. As vendas a preço cheio no início de novembro foram consideradas satisfatórias, e a campanha de descontos da Black Friday está programada para ocorrer apenas no final do mês.
A Arezzo&Co registrou lucro atribuído aos controladores de R$ 113,8 milhões no terceiro trimestre deste ano, o que representa alta de 14,8% em relação ao mesmo período de 2022. A receita líquida da companhia avançou 11,2% no comparativo trimestral, para R$ 1,26 bilhão.
Patamares de vendas ao distribuidor e ao consumidor estão se aproximando
Os patamares de vendas a distribuidores (sell-in) e ao consumidor final (sell-out) estão se aproximando e devem encerrar o quarto trimestre em níveis muito próximos, de acordo com a Arezzo&Co.
Birman afirmou que, desde outubro, ambos os indicadores estão crescendo em patamar superior a dois dígitos. Novembro é, sazonalmente, o mês de maior patamar de sell-in em razão da distribuição de estoques para o Natal. A expectativa da companhia é de que as entregas para a demanda de fim de ano sejam concluídas até a primeira semana de dezembro.
Por outro lado, segundo a companhia, o desempenho em lojas de departamento internacionais tem sido abaixo do ano passado. A marca Arezzo estreou neste ano na rede Macy’s, nos Estados Unidos, enquanto a Schutz inaugurou uma unidade na região da Broadway.
Fonte: Valor Econômico