O setor de shoppings centers tem se mantido otimista para as vendas de Natal de 2016. A expectativa da Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) para esse ano é de registrar um crescimento de 4,5% em vendas em relação ao mesmo período no ano passado. Neste período, devemos notar um equilíbrio no interesse dos consumidores entre as categorias de varejo, serviços e lazer. “Os segmentos de maior destaque neste Natal devem ser perfumaria, telefonia, lazer e alimentação. Os demais setores devem se comportar de maneira regular. Além disso, as diversas adequações no mix de lojas e eventos favorecem a vinda do público”, afirma Glauco Humai, Presidente da Abrasce.
Mudança no Comportamento do Consumidor
A associação percebe, também, que os brasileiros não deixaram de fazer suas compras, mas agora estão mais contidos e pesquisam mais antes de realizá-las. “Os brasileiros continuam consumindo, porém, por conta da atual cenário econômico, estão preferindo produtos com preços mais atrativos, promoções e liquidações”, garante Glauco, que complementa: “outro fator que contribui para o crescimento das vendas é a alta dólar, que retraiu as viagens internacionais, fazendo com que as pessoas consumissem mais internamente, seja em outlets ou em shoppings com marcas internacionais”.
Black Friday Não Afeta as Vendas Natalinas
O crescimento da Black Friday nos últimos anos ainda não preocupa o setor, já que, diferente do que ocorre nos Estados Unidos, a data ainda não está consolidada no Brasil, principalmente no varejo físico, e que as compras de presentes ocorrem sempre nas proximidades do evento, sem um maior planejamento. “O consumidor brasileiro está acostumado a realizar as compras de Natal mais próximo à data e não se planeja, em sua maioria, para antecipar a compra dos presentes natalinos”, diz Glauco. Segundo a Abrasce, a Região Sudeste deve registrar crescimento de 5,8% nas vendas no Natal 2016 em relação à mesma data no ano anterior.