Realidade em algumas redes varejistas, self-checkout (terminal de autoatendimento) ganha corpo. Um bom exemplo do crescimento desse segmento é a Perto – empresa de soluções para o mercado de automação bancária e varejista. A companhia já fornece equipamentos de self-checkout para redes de supermercados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul (como o Záffari), e espera expandir o seu mercado – a expectativa para 2017 é de que a empresa venda de 300 a 400 máquinas. “A tecnologia tem dado uma boa resposta dentro deste mercado, pois oferece agilidade aos consumidores e redução de custos operacionais aos empresários”, diz o diretor Comercial da Perto, André Figueiredo. Ainda de acordo com o diretor, o equipamento pode ser usado em qualquer tipo de varejo. Os supermercadistas, entretanto, temem que os clientes saiam sem pagar. André Figueiredo, explica que isso dificilmente acontece.
Sobre o Equipamento
O terminal de self-checkout oferecido pela Perto tem a possibilidade de uso com os caixas convencionais, o que dá aos clientes a opção de onde passar os produtos adquiridos. A máquina conta com câmera, um monitor com tela sensível ao toque de 15 polegadas, impressora com bobina de sete polegadas (de acordo com Figueiredo, é preparada para ser trocada após longos períodos de utilização), scanner ótico, suporte para sacolas, balança, luz de alerta (se o peso das sacolas for diferente da soma dos pesos dos produtos scanneados, acenderá uma luz de advertência, para um funcionário da loja checar e corrigir o problema), alto-falante, PIN Pad, scanner manual e suporte para cesto.
Fonte: GiroNews