Se antes o sinônimo de comida vegetariana era apenas salada e legumes, hoje tanto grandes quanto pequenas redes apostam neste nicho e empenham esforços para desenvolver opções mais atrativas. A ideia é atingir um público que, só no Brasil, saltou 75% desde 2012 e soma no mínimo 29 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope).
No dia 8 de novembro o McDonald’s lançou o primeiro lanche vegetariano no Brasil, feito com hambúrguer de queijo coalho empanado. A versão sem carne do Burger King foi lançada em 29 de setembro de 2015 e é feita à base de batatas, cogumelos e queijo.
Além de grandes marcas, empresas menores também estão colocando esforços no desenvolvimento de pratos atrativos e sem proteína animal. A rede de restaurantes Brasileirinho lançou, em julho do ano passado, a linha Veganíssimos, com três pratos: estrogonofe vegano de palmito, mexidinho vegano e nhoque de batata doce. “A linha foi idealizada a partir de uma parceria que fizemos com a Sociedade Vegetariana Brasileira, a SVB. Ela conta, inclusive, com o selo de qualidade da sociedade”, explica o diretor executivo do Brasileirinho, Jhonathan Ferreira.
A linha foi idealizada em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira e possui o selo de qualidade dela. Segundo Ferreira, os esforços para a criação dos pratos foram para acompanhar as mudanças nos hábitos do consumidor. “Queríamos trazer mais uma opção para atingir um público maior. Identificamos que teve uma aceitação grande e um crescente de vendas que nos surpreendeu referente à inclusão dessas opções”, comenta, acrescentando que hoje as vendas da linha Veganíssimos representa 15% do faturamento total da empresa.
Mudança de hábito
Segundo uma pesquisa do Ibope conduzida em abril deste ano, a população que se declara vegetariana cresceu 75% em relação a 2012. Além disso, o levantamento apontou que mais da 55% dos entrevistados declarou que consumiria mais produtos veganos se estivessem melhor indicados na embalagem e 60% se tivessem o mesmo preço que os produtos que estão acostumados a consumir. Nas capitais do País, o número sobe para 65%.
Além do prato
As mudanças de hábitos por parte da população que se considera vegetariana ou vegana vão além da alimentação. Roupas, cosméticos e acessórios fabricados sem matéria-prima animal também fazem parte do dia a dia desses consumidores. Desta forma, a marca de cosméticos veganos Feito Brasil, inaugurada em 2004, passou a vender na Sephora, uma das maiores lojas de produtos de beleza do Brasil, em 2013, observando crescimento de 120% em relação aos anos anteriores – quando vendiam somente pelo próprio e-commerce.
Sem testes em animais e totalmente à base de ingredientes vegetais, todos os produtos da Feito Brasil são veganos e, segundo a fundadora, Lena Peron, seguem os padrões da Anvisa. “Para evitarmos a crueldade com bichinhos, fazemos os testes em tecidos produzidos in vitro, para, somente depois de 100% seguro, passar os produtos para o teste de eficácia em humanos voluntários, sob a supervisão de dermatologistas”, explica, acrescentando aproximadamente 40% dos clientes da marca são veganos.
Fonte: DCI