O ano de 2020 deverá ver a aceleração do crescimento do varejo e a continuidade do processo de conquista de ganhos de produtividade e eficiência visto nos últimos anos, com crescimento e expansão das grandes e médias empresas. Essa é a análise de Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). “O grande e médio varejo brasileiro superou o período de crise e saiu dela de maneira estruturada, crescendo sistematicamente acima da inflação e da média do setor como um todo”, avalia Serrentino.
A retomada e aceleração dos processos de expansão das empresas deverá continuar em 2020, uma vez que o varejo está otimista e aproveita o momento atual para estruturar seu crescimento. “Os ativos imobiliários estão depreciados e a expansão e abertura de novas lojas se faz hoje com um comprometimento de capital inferior ao que se fazia até 2014”, analisa o consultor. Para ele, porém, é preciso estar atento ao grande desafio de transformação estrutural dos negócios, que traz um dilema entre o olhar de curto prazo (eficiência operacional, produtividade) e a visão de longo prazo (novos modelos de negócios, transformação digital).
Fonte: Redação