Por Redação | Impulsionado pelo Dia dos Namorados, o fluxo de visitação nas lojas de shopping aumentou 10%, enquanto as lojas de rua registraram um crescimento de 6% em relação ao mês anterior – período que já havia sido impactado devido ao efeito sazonal do Dia das Mães. Esses dados são do IPV – Índices de Performance do Varejo, pesquisa organizada pelo HiPartners Capital & Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Se comparar com o mesmo período de 2023, a única exceção aconteceu nas lojas físicas de rua, que apresentaram queda de 2%, enquanto as lojas situadas dentro dos shopping centers cresceram 3% em fluxo. O faturamento geral subiu 9%, com destaque para a região Sul, que liderou o crescimento tanto em visitas quanto em vendas.
Segmento em Destaque
Todos os segmentos analisados na pesquisa tiveram alta, em comparação com 2023, mas o destaque vai para “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, cujo fluxo cresceu 51%. “De modo geral, o varejo restrito manteve seu crescimento pelo quinto mês consecutivo, segundo a PMC, alcançando um desempenho além das expectativas do mercado. Esse avanço reflete o fortalecimento do consumo das famílias, sustentado por um mercado de trabalho aquecido e aumento da renda. Setores como hiper e supermercados, além de tecidos e vestuários, mostraram uma performance robusta, beneficiados por esses fatores econômicos positivos”, comenta Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
Fonte: GiroNews