Perspectivas econômicas, ética, política, reforma trabalhista e oportunidades de negócios foram alguns dos temas que ilustraram a 18ª Convenção do Comércio e Serviços do RN. O evento, realizado pela Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL/RN e CDL Natal, foi concorrido e movimentou o salão principal do centro de convenções do hotel Holiday Inn, em Lagoa Nova, onde cerca de 1,3 mil pessoas acompanharam palestras de personalidades bem sucedidas do mundo empresarial brasileiro.
O painel “Novos tempos, novas atitudes”, tema da Convenção, abriu o segundo momento do encontro tratando sobre a reforma trabalhista que está em debate no Congresso Nacional. “Apesar dos percalços políticos, continuo otimista com relação à retomada econômica no País”, disse o empresário Flávio Rocha, presidente da Riachuelo e vice-presidente do grupo Guararapes, logo no início de sua participação.
Rocha dividiu o palco com Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário, e o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) Honório Pinheiro. O especialista em marketing Dirceu Simabucuru, superintendente da InterTV Cabugi, foi o mediador do painel.
Para o presidente da Rioachuelo, “o inimigo número um da prosperidade é o manicômio trabalhista em que nos encontramos. O mercado está engessado”, criticou Flávio Rocha. Ele defendeu a reforma: “A CLT foi criada na época de Getúlio Vargas, era outra realidade. O quadro atual está bem diferente, hoje 75% dos empregos são gerados no varejo e nos serviços, e é preciso uma legislação que faça sentido para esses setores”.
Simaburucu estendeu a questão aos três convidados, e o cearense Honório Pinheiro (CNDL) resumiu: “As leis trabalhistas caducaram. Sou a favor da reforma, mas contra a precarização das relações de trabalho”.
Em outro momento, Artur Grynbaum revelou a fórmula para superar momento de crise. “É preciso inovação, criatividade, foco e fazer o básico de maneira ímpar. Só assim será possível superar as dificuldades”, garantiu. Artur acredita que, “mesmo quando tudo está bem”, o empresariado deve considerar mudanças como forma de conquistar ainda mais espaço. “É justamente nesses momentos que se pode arriscar mais”.
O presidente do Grupo Boticário ensina que o segredo do sucesso no varejo é manter a humildade, ser ousado e preservar valores. Flávio Rocha, da Riachuelo, acrescentou que lançar um olhar holístico sobre o negócio também aumenta as chances de sucesso. “O objetivo principal de se ter uma empresa não é ganhar dinheiro, e sim reconhecer, identificar, ter um propósito”, revelou.
O deputado Federal Rogério Marinho, relator da reforma trabalhista, compareceu ao local pouco antes do encerramento do painel para um comentário rápido sobre a proposta. “A votação foi agendada para o dia 28 de junho”, adiantou o parlamentar.
Fonte: Tribuna do Norte