A receita líquida consolidada do Grupo Pão de Açúcar (GPA) subiu 4,4% no terceiro trimestre, em relação a igual período de 2015, para R$ 15,1 bilhões, informou a companhia nesta terça-feira.
A companhia divulga inicialmente apenas dados de vendas e no dia 27 deste mês publicará as demonstrações financeiras completas do terceiro trimestre.
No segmento alimentar, as vendas avançaram 14% de julho a setembro, para R$ 10,09 bilhões. Segundo a empresa, o crescimento foi puxado pela rede de ‘atacarejo’ Assaí, cujas vendas somaram R$ 3,74 bilhões no trimestre, alta de 45,7%. A bandeira já representa 37% da receita total do segmento alimentar do GPA.
O segmento de multivarejo, que compreende as bandeiras Extra e Pão de Açúcar, registrou aumento de receitas de 1,1% no terceiro trimestre, para R$ 6,35 bilhões, com destaque para a rede Extra.
Bandeiras
A estratégia comercial implementada na bandeira Extra mostrou seus primeiros resultados. Na dinâmica “1,2,3 passos da Economia”, a rede oferece descontos progressivos a partir de 20% na compra da primeira unidade até 33% na terceira. O ‘Hiper-feira’, diz a empresa, traz preços diários competitivos para frutas, legumes e verduras, enquanto “O Mais Barato” seleciona produtos referentes a necessidades básicas com preço mais baixo.
A bandeira Extra registrou aumento de vendas de cinco pontos percentuais nas vendas ‘mesmas lojas’ (unidades existentes há mais de um ano) na categoria de alimentos. O GPA informou que continuará com as iniciativas para incrementar volume. A categoria não alimentar do Extra segue com desempenho de vendas negativo, refletindo o cenário macroeconômico, disse a empresa.
O grupo prevê que a rede Compre Bem atinja cerca de 100 unidades até o fim de dezembro — atualmente são pouco mais de 40 unidades. A rede voltou a operar no Brasil em parceria com pequenos lojistas, que têm fechado acordos com o GPA. Nesses acordos, o grupo vende produtos para esses minimercados, que passam a ter o direito de usar a marca, por meio de um contrato fechado entre as partes.
Ao fim de 2015, o teste piloto envolvia 15 pontos de venda no país.
Além disso, o GPA informou que a rede Minuto Pão de Açúcar terá continuidade na priorização de conversões de loja no modelo de pequenos supermercados, considerando que este é um formato com maior retorno quando comparado a outros. O grupo ainda opera o Minimercado Extra dentro deste mesmo formato de minimercados.
Cnova e Via Varejo
A receita líquida no varejo não alimentar, que inclui as operações de comércio eletrônico da Cnova e Via Varejo, somou R$ 5,06 bilhões no trimestre, queda de 10,1% em bases anuais.
Com relação às vendas ‘mesmas lojas’ consolidadas, houve aumento de 1,9% no trimestre. O segmento alimentar registrou crescimento de 8,9% nas vendas ‘mesmas lojas’ e a Via Varejo avançou 8,9%.