A Getnet, empresa de tecnologia do Santander Brasil, lança o IGet, índice que monitora o desempenho do comércio varejista brasileiro a partir do volume de transações de estabelecimentos que utilizam suas máquinas de cartões. De acordo com o levantamento, março registrou queda de 25,1% na comparação mês a mês e de 37,1% em 12 meses. Os setores de Supermercados e Artigos Farmacêuticos foram os menos afetados pela redução na atividade, com quedas de 4,3% e 8,4%, respectivamente.
Setores e Estados Mais Impactados
As maiores retrações foram registradas em Vestuário (-39,5%) e Móveis e Eletrodomésticos (-39%), aponta o estudo. Na análise regional, entre os estados que tiveram o varejo mais impactado em março estão Rio de Janeiro (-31,0%), Amazonas (-25,5%) e São Paulo (-25,0%), na variação mensal. Já o mês de abril vem registrando uma reação nas transações online, antecipa Pedro Coutinho, CEO da Getnet.
Análise dos Dados
Segundo o Santander, o indicador é produzido pelo seu Departamento Econômico, a partir de uma amostra de mais de 47 mil estabelecimentos de diferentes portes, segmentos e regiões. Os dados são analisados com a metodologia “same store sales” – comparação das vendas das mesmas lojas desde o início da série. O primeiro resultado do indicador é referente a março e, segundo a empresa, reflete o impacto do isolamento social no varejo.
Fonte: GiroNews