Promoções e descontos instantâneos e personalizados ao perfil dos clientes têm se mostrado a grande aposta do varejo mundial para se diferenciar da concorrência e, depois de 2 anos consecutivos amargando resultados ruins, o setor brasileiros de supermercados tem buscado uma série de alternativas para melhora e impulsionar suas vendas.
Um grande exemplo dessa ação aconteceu com O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do Brasil, que apresentou na última semana de maio, o aplicativo Meu Desconto, que oferece ofertas exclusivas aos clientes dos programas de fidelidade das bandeiras Extra e Pão de Açúcar. O aplicativo envia promoções exclusivas e personalizadas baseadas no CPF de cada participante, com uma validade de 14 dias. Com o histórico de compras de cada cliente, o GPA poderá criar ofertas personalizadas para cada segmento de clientes – como exemplo, aos que têm média de compras acima de um certo valor ou que compraram um determinado produto.
Além disso o Pão de Açúcar destaca uma participação maior da indústria nas ações de descontos com para os clientes, uma vez que as informações sobre o consumidor poderão também ser usados pelos fornecedores do GPA para entender e direcionar sua cadeia de demanda. Diferentemente do que se parece, essa ação e tecnologia não são exclusivas do grupo. Uma startup paranaense chamada Himarket, formada por ex-funcionários de multinacionais de bens de consumo, tem ganhado muito destaque desde o final do ano passado propondo para o setor a mesma solução.
A empresa possui uma tecnologia que captura cupons fiscais em tempo real, processa as informações em nuvem e disponibiliza para o varejista uma série de ferramentas para envio de promoções, descontos e conteúdos personalizados aos seus consumidores. Na outra ponta, a empresa gera um aplicativo móvel, com a marca do varejo, onde o cliente poderá além de receber os descontos e promoções personalizadas consultar outras informações em tempo real, segundo o CEO da empresa, Humberto Campos.
O efeito da geração de conteúdos personalizado é visto, segundo especialistas, como a grande arma para aumentar suas chances de vender mais e reter seus clientes. Por exemplo, o GPA espera aumentar o seu “share of wallet” (participação na carteira, em tradução livre), conceito de Economia que resume a participação de um determinado produto no orçamento do consumidor. Na média, um cliente gasta em torno de R$ 1.000 com supermercado todos os meses e ele costuma ir a cerca de 7 lugares diferentes para suas compras. O GPA afirma que um consumidor mediano gasta R$200 por mês em lojas multivarejo do grupo, das bandeiras Pão de Açúcar e Extra.
Outras marcas usando do poder mobile incluem a gigante Sephora, maior rede de produtos de beleza do mundo, que possui um app que permite com que seus usuários testem seus produtos sem colocar nada de maquiagem real em seus rostos. Já a Urban Outffitters, varejo de roupas e acessórios, recompensa seus usuários com descontos e competições valendo cartões-presente.
Fonte: O Negócio do Varejo