Por Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do Natal de 2023 devem movimentar R$ 68,97 bilhões no varejo brasileiro, o que corresponde a um aumento de 5,6% em relação ao ano anterior – já descontada a inflação. De acordo com a confederação, se o crescimento atingir esse patamar, será o maior em quatro anos, o que sugere uma recuperação significativa do setor. Mesmo assim, se espera que o volume de vendas fique abaixo dos níveis pré-pandemia, quando o faturamento superou R$ 70,9 bilhões em 2019.
Setores em Destaque
A previsão é que o destaque desse ano fique para os setores de hiper e supermercados, liderando a movimentação financeira com 38,6% do total, equivalente a R$ 25,12 bilhões. O segundo lugar fica para o segmento de vestuário, calçados e acessórios, que devem responder por 33,9%, totalizando R$ 22,03 bilhões, enquanto as lojas de artigos de uso pessoal e doméstico ocupam a terceira posição, com 12,6% e R$ 8,19 bilhões.
Produtos Mais Baratos
Mesmo com o IPCA indicando uma leve tendência de encarecimento dos produtos natalinos, as televisões e computadores estão 9,4% mais baratos, e o preço dos celulares teve queda de 5,9%. Por outro lado, as maiores altas serão nos calçados infantis (10,1%), livros (9,9%) e perfumes (8,5%). O preço dos alimentos teve ligeira redução de 0,7%.
Fonte: Giro News