Até pouco tempo atrás, a Internet das Coisas era vista como algo futurista presente apenas nas cenas de filmes de ficção científica. O tempo passou e o futuro chegou trazendo inovações para as máquinas dando a elas a possibilidade de conexão virtual, algo que vem mudando a forma das pessoas lidarem com produtos e serviços. Um dos setores que mais será impactado por essa mudança é o varejo. Com a tecnologia presente nos lares e rotina de cada um, uma nova forma de consumo passará a existir.
Em 2014, 65% de algumas das redes varejistas mundiais já tinham algum projeto de Internet das Coisas em andamento ou estavam iniciando, provando que se trata de um tema extremamente relevante para aumento da competitividade. No Brasil, cada vez mais será cobrado desse setor invenções que façam com que o cliente tenha interesse em buscar sua marca. Mais do que ações em pontos de venda, será preciso gerar novas formas de venda, mesmo que isso resulte em mudar completamente os hábitos de direcionamento da empresa.
Para oferecer serviços cada vez melhores é preciso avançar em áreas antes pouco ou nada exploradas. “Os gestores precisarão ter um olhar voltado à tecnologia, ainda que a formação deles não seja nessa área. Novas maneiras de se conectar ao cliente passam por criar gadgets funcionais e ferramentas que promovam a empresa ao status de parte integrante de uma família”, explica Carlos Maffei, Diretor Comercial de Divisão de Sistemas da Benner, em entrevista ao Mundo do Marketing.