“Descommoditizar” o ponto de venda é o grande desafio do varejo, segundo especialistas. Afinal, se o consumidor se dispõe a ir até a loja é porque quer vivenciar experiências adicionais – ou seja, além das que já está acostumado a encontrar.
Para isso, o varejista deve oferecer atendimento personalizado, que demonstre real conhecimento sobre as preferências do público, atitudes acolhedoras por parte dos funcionários e opções customizadas no sortimento.
Conhecer a fundo o consumidor requer estudo aprofundado de seus hábitos. Os consultores lembram que essas informações podem ser obtidas a partir de pesquisas com o cliente, de análise dos tíquetes de compra, de relatórios de vendas, de dados gerados por programas de fidelidade e até de conversas informais com quem frequenta o supermercado.
O passo seguinte é saber interpretar as informações e transformá-las em ações dentro da loja. Se o cliente gosta de fazer churrasco aos fins de semana, é possível enviar um aviso a ele de que chegaram cortes diferenciados na loja e sugerir outros produtos, como cervejas artesanais e alguns acompanhamentos. É importante ainda estabelecer metas e acompanhar se elas foram atingidas.
Fonte: Supermercado Moderno