Payface vê reconhecimento facial ultrapassar carteiras digitais nos PDVs
Por Bruna Soares
Cada vez mais incorporada à rotina dos consumidores, a tecnologia tem ganhado espaço em diversas etapas da jornada de compra. No checkout, por exemplo, as opções têm sido cada vez mais variadas: Pix, pagamento por aproximação, biometria digital e, mais recentemente, a biometria facial, que começa a ter os primeiros resultados dessa operação. “A nossa curva de crescimento já supera os momentos iniciais de tecnologias como NFC, que demoraram para crescer. Conseguimos ver um volume maior do que carteiras digitais estabelecidas. Em todos os lugares onde a gente opera, temos mais transações do que todas as carteiras digitais. E em algumas operações, a gente tem o dobro do que todas somadas”, revela Eládio Isoppo, CEO e cofundador da Payface, que opera a biometria facial em quatro redes: Zona Sul (RJ), D’Ville Supermercados (MG), St Marche e Supermercados do Frade (SP).
Entrada em Novos Canais
A Payface está expandindo sua solução no St Marche e no Zona Sul. Ontem (09), a startup também anunciou que implementará o pagamento por reconhecimento facial em todas as quatro lojas do D’Ville até o final deste trimestre. Na prática, o cliente realiza um cadastro no aplicativo da empresa, com dados pessoais, foto e cartão de crédito, e valida suas informações. No momento final da compra, ele informa ao atendente do caixa que deseja pagar com Payface e, na sequência, o dispositivo da startup captura o rosto do cliente e realiza a cobrança da compra. “Vamos continuar ampliando em redes de supermercados e fazer nossas primeiras experimentações em outros segmentos, como farma. Ano que vem, devemos ter novos produtos, também entrando no mundo digital”, antecipa Eládio. A expansão deve ser acelerada pelo investimento recebido em uma rodada liderada pelo BTG Pactual, realizada em junho. O aporte também será direcionado à evolução da operação. Neste sentido, uma das preocupações da startup tem sido englobar as características étnicas de todas as pessoas na solução.
Mercado em Transformação
Para o CEO, o mercado de pagamentos, apesar de ser amplo e competitivo, tem players que dominam a cadeia, tornando-a dependente de poucos produtos. Contudo, as novas soluções e as startups trazem ao setor uma perspectiva de popularização das tecnologias. “Quando começamos, em 2018, o reconhecimento facial era mais distante do cotidiano das pessoas do que hoje. Apesar de ainda ter uma adesão baixa em supermercados, o Pix também é uma oportunidade que pode fazer parte da experiência de compra”, analisa. A complexidade de ponta a ponta e o crescimento em escala são vistos como desafios do mercado de pagamentos.
Segundo Eládio, o principal passo para disseminar esses meios de pagamento entre os consumidores e as empresas é entregar boas experiências, para depois expandi-las conquistando novos usuários – que, por sua vez, estão cada vez mais “propícios” ao reconhecimento facial. Recompensa pelo pagamento e promoções personalizadas são algumas das estratégias que podem contribuir para o avanço das soluções, gerando, consequentemente, fidelização dos clientes. “No futuro, o dinheiro, que ainda é bastante representativo para varejistas, vai praticamente sumir. Novos meios de pagamento vão surgir e métodos convencionais vão ser menos utilizados”, projeta o empresário.
Fonte: GiroNews