Existe uma resposta certa para o Varejo sair da crise e mergulhar em um modelo disruptivo de inovação tecnológica? “Infelizmente não temos uma resposta, pois vivemos em um momento muito peculiar da crise política e econômica. Além disso, todo o Varejo está sofrendo o impacto da era digital que, em muitos casos, é pressionada pelo próprio consumidor. Ou seja, a resposta para essa e outras questões está sendo formada neste momento”, aponta Claudio Santos, professor da pós-graduação da ESPM-SP e diretor de Retail Industry da IBM.
Durante um evento organizado na ESPM para parceiros e alunos, o executivo destacou os principais drivers de transformação do Varejo. “Internet das coisas, mobilidade e a geração Millennials são temas que levarão os varejistas a um novo patamar de atuação. Aqui, as portas estão abertas para a inovação, personalização do atendimento ao cliente e melhoras na experiência de compra”, acrescenta.
Segundo o executivo, esse cenário cria um dilema para o varejista: o disruptivo é uma ameaça ou uma postura de mudança? “Diante de um consumidor conectado, que não perdoa erros, infiel e que exige uma experiência única de marca, o Varejo não tem escolha. Deve partir para um modelo de negócio disruptivo. É importante manter uma postura de mudança e se manter competitivo no mercado”, explica o executivo.
De fato, o setor varejista está diante de quatro elementos chave dessa evolução: big data, mídias sociais, modelos colaborativos em nuvem e diversidade dos canais de atendimento. Por isso o disruptivo é a pauta da vez nas mesas de reunião, pois com uso de soluções analíticas, cognitivas, modelos de cloud e sensores de internet das coisas gera-se uma sociedade conectada, criam-se novos ecossistemas e é exigido uma atuação mais colaborativa.
“Há muito tempo a tecnologia deixou de ser suporte para o negócio. Ela é estratégica e o CIO do Varejo deve se posicionar para apoiar as inovações demandadas do business. Hoje, nosso maior desafio é atuar no presente de forma que o futuro seja mais vantajoso para o negócio”, alerta Santos.