Um dos principais objetivos da comissão é o de proporcionar o intercâmbio de informações, estudo dos problemas e identificação de boas práticas de prevenção de perdas no Estado.
Com a missão de desenvolver e disseminar a cultura de prevenção de perdas no Rio de Janeiro, tendo como foco a busca pelo aumento de rentabilidade do varejo local, foi criada a Comissão de Prevenção de Perdas no Varejo do Rio. Coordenado pelo engenheiro de controle e automação , consultor de alta gestão e responsável pela reestruturação do Grupo Soma – detentor das marcas ANIMALE, Farm, A.Brand, FYI, Fábula e Foxton com faturamento aproximado de R$ 1 Bi/ano – Tiago Dowsley, a formação desse grupo de Prevenção de Perdas permitirá a discussão de boas práticas de gestão entre as empresas de diversos segmentos.
“Os profissionais de prevenção de perdas estão cada vez mais valorizados no mercado, e em tempos de crise, as perdas tendem a aumentar fazendo com que as empresas a foquem nos processos internos já que capturar oportunidades no mercado não é mais uma tarefa fácil. O investimento em profissionais de prevenção de perda é um investimento com baixo risco e rápido retorno, encontrar profissionais bem qualificados para estruturar uma área de prevenção não é uma tarefa fácil.” – comentou o coordenador do grupo.
Os encontros serão mensais, sempre na sede das empresas participantes. Aliás, este é outro ponto de destaque do grupo, pois além do varejista oferecer seu espaço para realização das reuniões, também apresenta seu Case de Sucesso, compartilhando boas práticas e experiências com os demais.
“O objetivo inicial da comissão é a troca de boas práticas entre as empresas, inclusive entre segmentos onde conceitos usados em supermercados podem ser utilizados no varejo de moda ou eletrodomésticos e vice-versa. Acredito que com a maturidade do grupo evoluiremos para assuntos mais profundos como a importância da prevenção de perdas na economia brasileira auxiliando empresários a reconhecer e combater suas perdas através de estatísticas e boas práticas estruturadas. Pretendo ser um facilitador para que as discussões e encontros sejam sempre produtivos e fico muito feliz em ver a motivação dos envolvidos” concluiu Tiago Dowsley.
“Eu, como presidente da comissão de prevenção de perdas da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo ( SBVC ) estou muito feliz em participar desta concretização. O varejo do Rio de Janeiro é muito representativo e merecia uma mobilização em prol da Prevenção de Perdas. Tenho certeza do sucesso desse grupo em razão da motivação e engajamento apresentado por todos os membros durante a reunião de lançamento. Parabéns ao Tiago, terá um grande desafio pela frente” afirmou o professor Carlos Eduardo Santos – idealizador do projeto em outros estados e também mantenedor do Portal Prevenir Perdas.
Estiveram na reunião representantes das empresas e entidades : A Nossa Drogaria, Amoedo, Animale, Asserj, Barcelos, C&V Casa e Vídeo, DPSP, Drogaria Venancio, Drogarias Pacheco, Feira Nova, Grupo DPSP, Grupo S2 Holding, Grupo Soma, Guanabara, Hortifrutti, Leader, Leroy, Maria Filó, Marisa, Maza Box, Mazza, Mercatto, Osklen , Prezunic, Reserva, Supermarket, Supermercados Feira Nova , Supermercados Vianense e Zinzane