O varejo de moda deve ter um primeiro semestre atípico, em termos de calendário, o que deve afetar o planejamento das cadeias nos próximos meses
Por Adriana Mattos
Ao contrário de anos anteriores à pandemia, o setor não será impactado positivamente pelo período de vendas voltado para o Carnaval — as principais capitais cancelaram desfiles e blocos de rua em fevereiro — assim como não sentirá o impacto negativo dos eventos de Copa do Mundo.
Se a demanda em fevereiro, normalmente, acaba se aquecendo com as vendas voltadas para os eventos do mês (coleções de vestuário, calcados e acessórios são lançadas especificamente para o período), ao mesmo tempo, em junho, as vendas do segmento são, historicamente, prejudicadas pelos jogos de Copa do Mundo.
Neste ano, esses dois eventos terão impactos diferentes, diz a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), que representa 110 grandes marcas do varejo de moda nacional.
“Vai ser um ano de cautela, que inspira cuidados. Não teremos o Carnaval, que sempre é uma data que as pessoas viajam mais, porém, compram mais itens de moda também. E também não teremos a Copa do Mundo em junho, que atrapalha o setor, porque muitos shoppings são fechados no horário dos jogos”, disse Edmundo Lima, diretor executivo da associação.
Em períodos de Copa do Mundo, as datas de jogos do Brasil, quando “caem” no fim de semana, têm um impacto negativo ainda mais relevante para as redes. Neste ano, os jogos ocorrerão entre novembro e dezembro, então os efeitos devem ser sentidos no segundo semestre, e não na primeira metade do ano.
Segundo Lima, ainda é difícil antever as consequências dessa mudança de datas no desempenho de vendas do ano todo. A entidade não faz projeções de desempenho anual.
“Há ainda outro fato inédito, que terá que ser avaliado, relacionado com o calendário da segunda metade do ano. Teremos os primeiros jogos da Copa na semana da Black Friday no Brasil. De certa forma, isso divide a atenção do consumidor, além de levar ao fechamento de lojas nos horários dos jogos. Mas também pode gerar um ambiente positivo, um otimismo, que pode ser benéfico para a venda on-line na ‘Black’”, diz um executivo de uma pequena cadeia de moda.
A Copa do Mundo começa dia 21 de novembro, e a Black Friday será dia 25 de novembro, mas as primeiras ações comerciais ocorrem antes do dia 25.
A Abvtex faz pesquisas mensais de desempenho de vendas, e em janeiro, a entidade verificou que cerca de metade dos associados ouvidos registraram vendas piores que o verificado em janeiro de 2019, antes da pandemia. A outra metade apresentou números melhores. “Ainda temos uma fatia relevante sentindo os efeitos da crise por causa dos fatores macroeconômicos, como queda no poder de renda, inflação ainda alta e desemprego em níveis mais altos”, afirma o presidente da associação.
Já em relação a janeiro de 2021, período de vendas afetadas pelo avanço do contágio com a segunda onda da covid-19, 93% tiveram vendas em lojas físicas com melhor desempenho. A performance do braço de venda on-line, neste mesmo período, foi considerada melhor por 67% das varejistas.
Fonte: Valor Econômico