Por Ana Luiza de Carvalho | O faturamento do varejo total cresceu 2,3% entre 7 e 13 de agosto, semana de véspera do Dia dos Pais, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Os dados, divulgados com exclusividade ao Valor pela Cielo, são nominais e não descontam a inflação do período.
As vendas presenciais cresceram 2% em relação ao ano passado, enquanto as vendas por comércio eletrônico registraram alta de 6,3%. O Nordeste foi a única região a não ter crescimento nas vendas, com queda de 0,4% no comparativo anual, enquanto no Sudeste o faturamento avançou 2,7%. Os números consideram apenas vendas no varejo físico.
O setor de maior destaque foi o de cosméticos e higiene pessoal, com alta de 11,3% nas vendas, seguido por livrarias e papelarias (3,3%) e móveis, eletro e departamento (2,6%). Já o setor de óticas e joalherias avançou 1,6% em relação à véspera do Dia dos Pais de 2022. Estes são os setores tradicionalmente associados a presentes, os chamados presenteáveis, cujas vendas avançaram 1,8%.
Já entre os não-presentáveis, a alta de vendas foi de 2,4%. O recorte considera setores que podem ser impulsionados por datas comemorativas, como bares e restaurantes, além de turismo e transporte.
Em 2022, o setor de cosméticos e higiene pessoal também registrou a maior alta em relação ao ano anterior, com alta de 18,1%, seguido por óticas e joalherias com alta de 14,2%. A Cielo destaca que o comparativo ainda refletia os impactos da pandemia.
Fonte: Valor Econômico