Segundo o Gartner, aqueles que souberem lidar com esse cenário vão conquistar maior participação de mercado
CIOs devem assumir o papel de conselheiros de confiança na jornada de transformação de seus negócios para o digital. O ensinamento é de Bob Hetu, diretor de pesquisa para Varejo do Gartner.
Para Hetu, líderes de TI devem orientar os negócios sobre como implantar uma base tecnológica moderna para criar novos fluxos de valor, levando a uma vantagem competitiva em um ambiente de negócios volátil e imprevisível.
O especialista observa que o maior desafio do CIO será priorizar investimentos em tecnologia para garantir a excelência da gestão de dados. De acordo com ele, conforme varejistas aumentam o uso de análises avançadas alimentado por big data, será vital a reorganização de algumas áreas em torno das necessidades do consumidor, como merchandising e marketing.
O objetivo final será o de proporcionar a base necessária para o negócio alavancar os dados dos clientes de maneira significativa. “O uso adicional de informações do cliente em toda a empresa será diferencial importante para aumentar a participação de mercado”, afirma o especialista.
Para ajudar o CIO a navegar no processo, o Gartner listou uma metodologia com as principais iniciativas que o varejo precisa conduzir para gerar um varejo digital. Clique aqui e confira!