O Seminário Internacional de Varejo, realizado ontem em Nova York pela BTR-Varese, mostrou que o varejo brasileiro está decidido a avançar rapidamente em sua transformação digital. Painéis de debates que reuniram líderes do setor em várias categorias mostraram que a ampliação dos investimentos em tecnologia e na mudança cultural das equipes é uma prioridade estratégica em 2018.
“Temos que atender o cliente como ele quiser, não importa o canal”, afirma Fabio Faccio, diretor da Lojas Renner. Para isso, é preciso abraçar tecnologia e fazer a integração acontecer. “Os melhores andam com os melhores e foi excelente vir a Nova York conhecer o melhor do varejo mundial para buscar os insights que farão diferença no nosso negócio”, comenta Ronaldo Pereira Junior, presidente da Óticas Carol. Para que a mudança dos negócios aconteça, é preciso o comprometimento da liderança das empresas. “A liderança precisa ter um compromisso 100% com a cultura digital para que a mudança aconteça”, afirma Ubirajara Pasquotto, presidente da Cybelar. “Temos que ser os líderes da transformação. Começa por nós e temos muita oportunidade de fazer acontecer”, revela Carlos Luciano, presidente da rede Novo Mundo.
Outro ponto destacado pelos varejistas presentes no evento foi a necessidade de olhar para o e-commerce cross border, utilizando as vendas online para aumentar a presença internacional. “Essa foi uma luz muito grande para nós”, comenta Alexandre Tadeu da Costa, CEO da Cacau Show. “Pouca gente explora esse recurso de forma estratégica e é algo em que devemos pensar seriamente a respeito”, completa.
Fonte: Redação