Quase 30 mil aprendizes e estagiários foram contratados pelo setor varejista em 2019, de acordo com levantamento inédito realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE.
Ao menos 95% desses jovens tem idade entre 14 e 24 anos. Com isso, o varejo contribuiu na redução da desocupação nessa faixa etária, que representa 63% da taxa de desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento da entidade filantrópica aponta, ainda, que 19.155 desse jovens foram contratados como aprendizes, enquanto 10.571 são estagiários. As mulheres representam 52,5% dos jovens contratados pelo setor e ao menos 14% dos estagiários atuam na gestão administrativa ou na contabilidade das empresas. Entre os aprendizes, 90% são responsáveis por funções como reposicão de mercadorias, atendimento ao público e operação dos caixas.
“O setor varejista representa uma importante parcela da economia brasileira e a oportunidade para os jovens, sejam aprendizes ou estagiários, significa formação de mão de obra qualificada. Trata-se de investimento em longo prazo do setor”, destaca Luiz Gustavo Coppola, superintendente Nacional de Atendimento do CIEE.
Fonte: S. A. Varejo