O Tiendeo.com.br, empresa líder em catálogos online e soluções para impulsionar o fluxo de pessoas em lojas físicas do setor de varejo, analisou os dados internos de sua plataforma com o objetivo de conhecer as tendências relacionadas às primeiras promoções de 2019.
Os dados analisados pelo Tiendeo.com.br revelam que os itens de moda continuam liderando o ranking de produtos em promoções no início do ano. De fato, as previsões estimadas pela plataforma revelam que das 2 milhões de leituras de catálogos digitais que serão produzidas neste período, 1 em cada 4 estará relacionada a varejistas de vestuário, calçados e acessórios *.
Os catálogos de moda dividem a liderança com as lojas de departamento
Embora a moda continue sendo o setor predominante em relação às vendas do início do ano, os catálogos das lojas de departamentos têm um papel semelhante nesse período. O Tiendeo.com.br aponta que 23% dos catálogos consultados por seus usuários em janeiro estarão relacionados a esse tipo de negócio. Para completar o pódio, estão as ofertas da categoria de Computação e Eletrônica, que vai concentrar 20% das consultas.
Magazine Luiza, Casas Bahia e Lojas Americanas, os varejistas mais populares
As previsões do Tiendeo.com.br colocam a Magazine Luiza, a Casas Bahia e a Lojas Americanas como os varejistas com os catálogos mais populares durante o primeiro período de vendas em 2019. Apesar da importância que a moda ainda tem nessa época do ano, os consumidores estão começando a mudar sua atenção para as lojas de departamento, especialmente por conta da variedade de itens e produtos que essas lojas apresentam em um só lugar.
As ofertas do início do ano são as menos populares
Os descontos que antecedem a volta às aulas sofreram uma considerável perda de popularidade nos últimos tempos. Embora nos dois últimos anos as visitas relacionadas a esse período tenham aumentado em 58%, no Tiendeo.com.br, a Black Friday é o evento que mais consegue captar a atenção dos brasileiros. Uma prova disso é que, em 2018, a
Black Friday quadruplicou as visitas que foram registradas no último final de semana de janeiro. Essas datas geram grande interesse nos brasileiros que acabam fazendo pesquisas on-line buscando as melhores ofertas e descontos, algo que se traduz em um aumento nas visitas ao Tiendeo.com.br.
A proximidade com o retorno às aulas e a capacidade da Black Friday de se mover no campo do omnicanal são dois dos fatores que resultaram no desinteresse dos consumidores brasileiros por um dos períodos promocionais mais tradicionais do ano. As empresas deverão analisar e compreender o comportamento dos consumidores durante todo o calendário comercial, a fim de concentrar suas campanhas promocionais nos períodos mais favoráveis, para se diferenciar de seus potenciais concorrentes e evitar os efeitos negativos da saturação de ofertas e descontos.
* A análise levou em conta os dados internos da plataforma durante o mês de janeiro de 2018 excluindo a categoria de supermercados, já que esta não está relacionada de nenhuma forma com as promoções de verão.
Fonte: E-Commerce News