O número de varejistas que passaram a ofertar seus produtos nos marketplaces registrou avanço de 15,3% no primeiro trimestre deste ano. É o que aponta o estudo Panorama dos Marketplaces no Brasil, criado pela Precifica em parceria com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
“A maior presença de comerciantes nestes shoppings centers virtuais comprova a necessidade de exposição dos produtos e da redução do investimento em mídia. Além disso, indica um aumento no consumo de itens do varejo, demonstrando maior poder de compra do consumidor”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.
Este modelo de vendas tem se mostrado promissor, já que muitos varejistas percebem uma oportunidade de divulgar seus produtos com redução no investimento em mídia. O valor cobrado por cada venda varia entre 10% e 16% e é o único pagamento obrigatório.
A quantidade total de vendedores comercializando seus produtos nos marketplaces analisados apresentou leve retração em Março quando comparada a Dezembro, registrando uma variação negativa de 0,3%. No trimestre, 1.149 varejistas deixaram de oferecer seus produtos nestes canais.
“A desaceleração no crescimento é principalmente explicada pelo alto empenho do setor com os preparativos para as vendas de fim de ano, quando se aproximam a Black Friday e o Natal”, avalia Ricardo Ramos, CEO do Precifica.
Com 41,0% de crescimento no número de ofertas publicadas, o departamento Alimentos e Bebidas apresentou a maior evolução, seguido de Papelaria com 17,1%, Ar e Ventilação com 14,0%, Cama, Mesa e Banho com 12,1% e Utilidades Domésticas com 10,5%.
Fonte: E-Commerce News