Por Guilherme Guerra | A rede de moda feminina TVZ, presente há mais de três décadas no mercado brasileiro, está encerrando as operações em todo o país. A companhia passou os últimos 12 meses fechando lojas e realocando funcionários para companhias concorrentes, apurou o Pipeline. É mais uma marca combalida pelo cenário desafiador para o varejo têxtil brasileiro.
Ao Pipeline, o fundador Michel Zolko atribui o fechamento da operação aos elevados custos das lojas em shoppings, que subiram após a pandemia e eram o principal canal da TVZ. Isso teria forçado uma reestruturação do negócio, que culminou no fechamento gradual das lojas, iniciado em agosto de 2023 e encerrado em março deste ano. “Fizemos um encerramento muito planejado. Não foi feito de surpresa. O shopping virou uma vitrine muito cara”, diz o empresário.
A TVZ chamou os sindicatos para ajudar a realocar todos os funcionários de fábrica e de varejo para outras companhias, evitando demissões. “Já estão todos trabalhando e muito satisfeitos”, diz Zolko.
O segmento de vestuário vem sendo pressionado pela concorrência cada vez mais acirrada do segmento de fast-fashion, que inclui nomes como Zara e a chinesa Shein, favorecida por menor tributação. A Amaro está em recuperação judicial, a Marisa negocia com credores, a Riachuelo fechou uma fábrica e o comando da C&A tem limitado as ambições da marca francesa no país, ainda que a marca tenha saído de seu pior cenário e mostrado fôlego recente.
Michel Zolko e a esposa, Grace, fundaram a TVZ há mais de 30 anos. Foi na varejista que o filho, Alexandre Zolko, começou a testar um modelo de plano de fidelidade que deu origem à CRM&Bonus. Michel foi um dos investidores iniciais da companhia, que decolou, atraiu aportes de fundos como Softbank e Bond Capital e lhe rendeu um bom retorno.
A decisão do casal foi anunciada à família como aposentadoria e uma solução que dispensava sucessão ou venda – mas os Zolko já estão pensando nos próximos passos. O encerramento da operação deve dar lugar a um novo e-commerce sob a mesma marca, que vai se tornar um espaço para a venda de roupas femininas em formato de outlet multimarcas.
“A TVZ saiu das lojas físicas para se tornar apenas digital”, diz Zolko. A nova fase, segundo o fundador, deve ser apresentada ao mercado até o fim deste ano. O site da companhia ainda está no ar e não traz aviso sobre o encerramento, mas já não permite que consumidores comprem os produtos, e já não há mais loja física aberta.
Fonte: Pipeline Valor