A força do comércio eletrônico nos Estados Unidos se revela não só no fechamento de lojas físicas de grandes marcas, como Macy’s e Sears. Em termos de valor de mercado, a Amazon, gigante do setor de e-commerce, se destaca. A companhia vale mais do que dez importantes varejistas do mercado americano juntas.
Os US$ 370 bilhões da Amazon superam o valor de mercado de: Macy’s, Gap, Sears, JCPenney, Target, Best Buy, Barnes & Noble, Dillard’s, Kohl’s e Nordstrom. Juntas, essas marcas valem pouco menos de US$ 95 bilhões, sendo que boa parte desse montante (US$ 40 bilhões) diz respeito ao valo da Target, segundo o CNN Money.
Comparada a varejistas de alcance internacional, a Amazon vale US$ 135 bilhões mais que o Alibaba, site chinês de comércio on-line, e supera o valor de mercado do Walmart, rede de supermercados, em US$ 160 bilhões.
“Marcas como Macy’s, Seard e Kmart enfrentam dificuldades para evoluir suas marcas e permanecer relevantes para o consumidor dinâmico e digitalmente experiente”, afirmou o analista de varejo da Forrester, Brendan Witcher, ao portal de notícias econômicas da CNN.