Waze mostra aumento de idas a lojas e espaços de lazer abertos, mas baixo deslocamento ao trabalho e às escolas
Por Redação
Os brasileiros já estão se planejando para as compras de fim de ano, para evitar tumultos na temporada de Natal. Um levantamento do Waze revela que as navegações para redes varejistas saltaram 17% em relação ao registrado no período pré-pandemia, comportamento impulsionado pela vacinação e pelo fim das restrições de isolamento social.
O fluxo das lojas de departamento está 50% acima do movimento de setembro de 2019, já para farmácias (38%), lojas de móveis (32%), supermercados (24%), lojas de artigos esportivos (9%), shoppings (2%) e fast-foods (1%).
As pessoas também passaram a frequentar mais locais ao ar livre, com avanço de 77% em setembro em comparação com o mesmo período de 2019. “A Black Friday e o Natal são datas comerciais importantes, mas esse ano, elas ganharam ainda mais peso para o cliente e também para os varejistas, principalmente pelo avanço da vacinação e a expectativa é que a Black Friday e Natal, desse ano, já tenham um fluxo maior do que tínhamos em 2019″, comentou Leandro Esposito, country manager do Waze no Brasil.
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O aplicativo também contabilizou um crescimento nas idas a espaços de cuidados pessoais (26%) e academias (4%) em comparação ao mesmo período em 2019. De acordo com o Waze, o retorno gradual às aulas e ao trabalho presencial são fatores que influenciam nesses comportamentos. No entanto, a empresa nota que tanto as universidades e escolas quanto os escritórios ainda não retomaram aos volumes de navegações de 2019, período pré-pandemia.
“Trabalhar e estudar presencialmente ainda está longe dos patamares de 2019, porém notamos indícios de uma retomada geral. Pelos dados, podemos ver que a população que está voltando às ruas para trabalhar está mais confiante e veem necessidade em resgatar alguns hábitos da época pré-pandemia, como idas à academia e salões de beleza e compras de vestuário”, acrescentou Esposito.
Fonte: IT Forum