Por Redação
A Ultrafarma entrou para o clube das redes bilionárias do varejo farmacêutico em 2021. Agora, almeja chegar a R$ 2 bilhões de faturamento e superar 500 PDVs até o fim do ano. Para isso, aposta no modelo de licenciamentos e conversão de bandeiras, além de dar início a um projeto para implementação de uma plataforma de marketplace.
Fundada na capital paulista em 2000, a rede conta com 330 farmácias em oito unidades da Federação. Além de São Paulo, está presente no Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná e Rio de Janeiro. “Até maio vamos ampliar nossa capilaridade fincando bandeira em mais três estados – Espírito Santo, Goiás e Paraíba. A meta é ter 180 novas lojas em 2022”, comenta Rodrigo Sanches, diretor geral de licenciamento de marca, em entrevista exclusiva ao Panorama Farmacêutico.
O processo de expansão da Ultrafarma começou em 2018 com a abertura de uma loja-piloto no bairro paulistano da Saúde, base das operações da rede. Em 2019, abriu o primeiro PDV por meio de licenciamento de mercado no bairro de São João Clímaco (SP) e as adesões ganharam força, com 316 inaugurações nos últimos dois anos, grande parte por meio da conversão de bandeira.
“Hoje temos 60% de lojas novas via licenciamento e 40% por meio de conversão de marca”, explica Sanches. Segundo o executivo, o investimento para uma farmácia licenciada da rede para uma loja de 120 m² sai a partir de R$ 700 mil, considerando desde a taxa de licenciatura, mobiliários, obra e estoque inicial de produtos.
Marketplace descentralizado
Uma das grandes novidades da rede para este primeiro semestre é o lançamento de um modelo de marketplace descentralizado. Ou seja, algumas praças como o Rio de Janeiro contarão com uma operação separada da matriz. “A ideia é fazer um e-commerce específico por proximidade, o que viabiliza promoções customizadas de acordo com o território do licenciado. Essa estratégia tende a facilitar a competitividade em questões relativas a frete, agilidade de entrega no mesmo dia e impostos”, ressalta Sanches. O projeto deve entrar em operação nos próximos 60 dias.
Serviços farmacêuticos
Como vem ocorrendo com outras grandes redes de farmácias, a Ultrafarma também está apostando na oferta de serviços de saúde como forma de incrementar a experiência do consumidor. Cerca de 80% das lojas do estado de São Paulo já contam com salas clínicas que oferecem serviços de vacinação, testes de Covid-19 e outros testes rápidos sob o suporte da plataforma Clinicarx.
Neste mês de março, as salas de serviços farmacêuticos passarão a ter o selo Ação Saúde. Outro lançamento previsto para este mês é o Alô Ultrafarma. Trata-se de uma central telefônica digital que conectará toda a rede por meio de um único número telefônico. De acordo com o CEP do cliente, a farmácia mais próxima será acionada para informações ou venda do produto, entrega ou mesmo para uma consulta. “Queremos melhorar a performance de venda das lojas uma vez que hoje a descentralização das entregas é um fator muito importante”, avalia Sanches.
Marca própria
Tida como um dos carros-chefes da varejista, a marca Sidney Oliveira conta com mais de 500 SKUs, com lançamentos de até 15 produtos por mês. A linha, que conta com um espaço dedicado dentro das farmácias, registra uma participação de 7% do faturamento total da Ultrafarma. É distribuída aos licenciados por meio do CD da rede em Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo. Na mesma cidade, a rede está construindo um novo complexo com mais de 12 mil m² de instalações.
Fonte: Panorama Farmacêutico