Por Rodrigo Loureiro
A Ultrafarma quer agora vender medicamentos para pacientes de quatro patas. Nesta semana, a rede de farmácias estreou uma nova divisão, chamada Ultrafarma Pets, para a venda de remédios, suplementos e acessórios para cães e gatos.
A entrada no segmento pet demandou um investimento inicial de R$ 2 milhões. O dinheiro foi utilizado para estruturar a operação do e-commerce. Parte do montante foi destinada para um novo centro de distribuição da companhia localizado na capital paulista e que ficará responsável somente pelo envio dos produtos desta categoria.
“É outra operação de varejo que explora um mercado que vem crescendo bastante”, diz Mario César, diretor comercial da Ultrafarma. O plano é distanciar a operação de empresas como Petz, Cobasi e Petlove. “Não vamos competir contra petshops. A ideia é vender medicamentos e suplementos.”
A Ultrafarma ainda vai engatinhar neste novo mercado. A previsão é de que as vendas nesta frente somem 5% da receita da companhia até o fim do ano. A empresa não revela dados de faturamento. Em 2021, conforme apurou o NeoFeed, o negócio teve receita de mais de R$ 1 bilhão.
Concorrentes como Raia Drogasil e Pague Menos tem operações mais parrudas. A primeira, que tinha 2.697 lojas ao fim de 2022, reportou receita bruta de R$ 31 bilhões. Na concorrente cearense, que tem 1,6 mil lojas, a receita somou R$ 9,8 bilhões no ano passado.
Fundada em São Paulo por Sidney Oliveira no ano 2000, a Ultrafarma conta com seis unidades próprias em São Paulo e outras 400 lojas licenciadas sob a bandeira Ultrafarma Popular e que ficam em diferentes estados. Não há expectativa de aumento nestes números em 2023. “Vamos segurar um pouco a expansão”, diz Cesar.
De acordo com o executivo, a companhia está demandando investimentos para a padronização da operação das lojas licenciadas. “Estamos trabalhando na melhoria dos processos de operação para que toda a rede ofereça a mesma experiência para os clientes”, diz.
Neste sentido, um dos pontos trabalhados diz respeito ao estoque dos produtos. Para facilitar o abastecimento, a companhia está abrindo seu quarto centro de distribuição em Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo. A nova planta tem capacidade de distribuição sete vezes maior do que a atual.
Fonte: Neofeed