A rede gaúcha de materiais de construção e decoração Tumelero, que, em 2017, completa 50 anos de atividade, investirá em torno de R$ 8 milhões no aprimoramento de três de suas 29 lojas. Trata-se de um processo de revitalização e transformação de dois estabelecimentos em Porto Alegre (nas avenidas Assis Brasil e Ipiranga) e outro em Passo Fundo.
O diretor de Operações da Tumelero, Sérgio Bandeira de Mello, comenta que o objetivo é fazer uma profunda revisão na gama de produtos, marcas e sortimento. Está prevista a implantação de novos showrooms, com ênfase nas categorias de acabamentos, revestimentos cerâmicos, louças, metais e iluminação. As unidades da avenida Ipiranga e de Passo Fundo serão modificadas dentro do conceito home center (grandes estruturas que oferecem todo o tipo de opção para a construção e decoração – o ponto da avenida Assis Brasil já opera assim). Hoje, 17 estabelecimentos da companhia estão dentro desse perfil. Mello explica que entre as diferenças de lojas inseridas na ideia de home center em relação às tradicionais estão: tamanho (as dentro do padrão home center possuem, no mínimo, 2,5 mil metros quadrados de área), mix de produtos mais elaborado, padrão visual distinto e serviço do espaço designers (no qual projetistas auxiliam o consumidor final). As obras nos três estabelecimentos deverão ser concluídas entre setembro e outubro deste ano.
Além de proporcionar novas atrações, no caso da loja da avenida Assis Brasil, quando forem finalizadas as reformas, o horário de funcionamento será alterado. A unidade, que já funciona de domingo a domingo, estenderá o seu horário de operação entre segunda-feira e sábado, ficando aberta ao consumidor das 8h às 22h – o horário anterior era das 8h30min às 20h30min.
Ainda está prevista para o próximo ano a abertura de, pelo menos, uma loja nova (ainda não está definido o local). A intenção também é, futuramente, adaptar ao parâmetro home center mais estruturas que não estão enquadradas nessa concepção. Outros projetos que estão na pauta da Tumelero são a expansão para cidades onde a rede não atua até o momento e a entrada no e-commerce. Mello diz que o plano de expansão da Tumelero já existia, e a perspectiva é que seja acelerado após a aquisição da empresa pela Saint Gobain, celebrada há cerca de quatro meses. Mesmo com a compra pelo grupo francês, a gerente de Inteligência de Mercado da Saint-Gobain Distribuição Brasil, Wanda Matos, enfatiza que a estratégia é manter a marca Tumelero. A dirigente argumenta que é uma identidade com muita força e tradição. Wanda acrescenta que a percepção é que há muito mercado no Rio Grande do Sul.
A Saint-Gobain atua há 80 anos no Brasil com um portfólio de marcas como Brasilit, Isover, Norton, PAM, Placo, Sekurit, Telhanorte e Weber Quartzolit. O grupo possui em torno de 17 mil funcionários diretos e indiretos no País, vendas anuais de R$ 8,7 bilhões em 2015, assim como 57 fábricas, 43 centros de distribuição, 10 mineradoras, 41 lojas, 23 escritórios comerciais e um centro de P&D. A divisão de varejo no grupo Saint-Gobain no Brasil, além da Tumelero, opera com as bandeiras Telhanorte, Telhanorte Conceito e Pro Telhanorte.
Fonte: Jornal do Comércio