Depois da multinacional Saint-Gobain, dona da bandeira Telhanorte, anunciar a aquisição da Tumelero, rede varejista de materiais de construção com forte presença no estado do Rio Grande do Sul, o grupo revela como irá seguir sua estratégia de expansão. Conforme explicou Manuel Corrêa, diretor-geral da Saint-Gobain no Brasil, em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, a entrada da multinacional no varejo gaúcho já vinha sendo estudada e, quando surgiu a oportunidade junto à rede Tumelero, o processo acelerou. “A Tumelero compartilha dos mesmos princípios corporativos que o Grupo Saint-Gobain, como boa governança, imagem de marca e formato de gestão”.
O Que Muda na Tumelero?
Sobre a mudança, Manuel afirma que não haverá grandes mexidas dentro da estrutura da Tumelero, o que existirá é o alinhamento de políticas que permeiam todas as empresas e bandeiras da Saint-Gobain Distribuição Brasil. Como já se sabe, a marca Tumelero será mantida, assim como todos os projetos em andamento, mas haverá investimentos na marca: “O nosso objetivo é ampliar os investimentos e fortalecer a operação na Região Sul, respeitando as características e o modelo de negócios da rede. Naturalmente, temos planos de melhoria e modernização das lojas, evolução do layout e abertura de novos pontos de vendas”. Em relação a expansão da bandeira Tumelero para outros estados o diretor diz que ainda cedo para avaliar esse processo, mas que isso será estudado, seja com lojas físicas ou por meio do e-commerce.
Telhanorte Cresce Acima do Mercado
Para o grupo, as categorias que mais se destacaram em 2016 foram a de reforma e manutenção como pisos, revestimentos, tintas, metais e louças, uma vez que as pessoas optaram por renovar a casa em vez de comprar um novo imóvel. Ainda sobre o ano passado, o diretor revela que: “Foi desafiador para o varejo de materiais de construção. A Telhanorte, no entanto, concluiu o ano com resultado acima do mercado. Abrimos duas lojas e mantivemos as nossas vendas por dois fatores: a meta de oferecer a melhor experiência de compra aos clientes, com sistemas rigorosos de mensuração da satisfação e o alto investimento na logística”. A multinacional, desde 2010, investiu mais de R$ 43 milhões para a implantação de novos sistemas, mapeamento e monitoramento de entregas. Por fim, Manuel faz uma pequena previsão e afirma que os mesmos itens que se destacaram em 2016 serão os mais vendidos este ano também. “Acredito que o pior já passou, mas ainda estamos vivendo um período difícil para os negócios. Estamos otimistas com respeito à retomada no 2º semestre”.
Fonte: GiroNews