Se você acha que o período da pandemia provocou mudanças intensas em seus negócios, prepare-se, pois você ainda não viu nada…5G, PIX, Open Banking, LGPD e os Ecossistemas Digitais.
Por Eduardo Terra
Os últimos meses têm sido intensos. Transformações esperadas para os próximos anos aconteceram em questão de semanas, sem que houvesse muita chance de entender o que ocorria. No varejo, vimos as empresas embarcando ou acelerando seus esforços de transformação digital, encarando e vencendo desafios que elas mesmas julgavam ser impossíveis.
A digitalização dos negócios e o crescimento do e-commerce mostram que estamos em um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Esse não é um conceito novo, pós-Covid: em 1987, o termo VUCA foi usado pela primeira vez pelo US Army College, com base nas teorias de liderança de Warren Bennis e Burt Nanus, para se referir ao aumento das incertezas em um mundo que se encaminhava para o fim da Guerra Fria.
Nos últimos 30 anos, o termo VUCA se enraizou nas teorias de pensamento estratégico, já que funciona muito bem para explicar um mundo multilateral, de grande complexidade, em que movimentos do outro lado do mundo podem impactar rapidamente o que acontece por aqui. Covid, crash da Bolsa, e-commerce, aceleração tecnológica: muito do que marca nosso 2020 está enraizado na ideia de que vivemos em um mundo VUCA.
Mas se você acredita que essa é somente uma fase, e que vamos em algum momento dar uma pausa e viver em um mundo menos volátil, incerto, complexo ou ambíguo, está enganado. Na verdade, estamos vivendo apenas o começo…
Cada vez mais VUCA
O ambiente de negócios vem se transformando a cada dia, mas uma série de tecnologias e processos vem convergindo para promover grandes transformações em quase todos os setores da economia, com destaque para o varejo e o setor financeiro.
Esses grandes movimentos estão às portas e, não se engane, irão transformar completamente o ambiente de negócios. Eu listei 5 novas frente que estão chegando e que na minha opinião irão trazer ainda mais mudanças para os próximos 2 anos.
Comunicação 5G
A tecnologia de comunicação 5G tem um potencial transformador sobre inúmeros aspectos da sociedade. A alta capacidade de transmissão de dados (100 vezes maior ) e a baixa latência ( 10 vezes menor ) viabilizam aplicações de Internet das Coisas (IoT), que, por sua vez, conectam bilhões de dispositivos. O uso de sensores em todo lugar tem aplicações diretas no varejo em áreas que vão da reposição automática de gôndolas à coleta e processamento de mais dados sobre o comportamento dos consumidores, indo até modelos de relacionamento automatizado com os clientes.
Com 5G e IoT, tecnologias como carros autônomos e cirurgias por telemedicina se tornam viáveis. No Brasil, os leilões de concessão do espectro de radiofrequência para a 5G deverão acontecer no ano que vem. De fato caminhamos para viver em um mundo totalmente conectado, provavelmente iremos olhar para este era atual como um era quase analógica.
PIX
O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, que entra em operação no dia 15 de novembro de 2020. Com ele, a transferência de dinheiro entre empresas e pessoas passa a acontecer em questão de segundos, em qualquer dia e horário. Nada de esperar um dia útil por um DOC ou até três dias para ver aquele boleto do cliente compensado em sua loja. O PIX deverá reduzir muito o custo das transações bancárias e acelerar a digitalização dos meios de pagamento. Podemos esperar uma verdadeira disrupção na indústria de pagamentos e mudanças grandes na relação com os varejistas e com o consumidor. Este processo já ocorreu na China e está chegando por aqui.
Open Banking
O Open Banking é um conceito que tem o potencial de mudar a forma como o mercado financeiro funciona. Em termos simples, a ideia é que os dados pertencem ao cliente, não às instituições.
Uma vez implementado no Brasil, em data ainda a ser definida, o Open Banking permitirá que as pessoas movimentassem suas contas a partir de diferentes plataformas, não somente pelo aplicativo ou site do banco.
O potencial é claro: os consumidores não precisarão necessariamente de bancos e irão se relacionar com suas empresas preferidas. Quem tem história com o cliente e envolvimento emocional pode crescer exponencialmente.
LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sancionada recentemente, define uma série de regras para o uso dos dados dos clientes e afirma que as empresas precisam deixar claro, nos termos e condições de seus serviços, porque as informações dos clientes estão sendo coletadas e com quem serão compartilhadas. Além de aumentar a responsabilidade das empresas em relação ao uso e compartilhamento dos dados, a lei aumenta os recursos de privacidade dos clientes.
Em um mundo movido a dados, a LGPD é um parâmetro legal e ético importante para a coleta e uso dos dados dos clientes. Todas as empresas precisam se adaptar às suas regras e garantir a privacidade e proteção das informações coletadas dos consumidores.
Ecossistemas digitais de negócios
Somando o desenvolvimento do e-commerce, o varejo omnichannel, a LGPD, novos meios de pagamento, o Open Banking e a comunicação 5G, temos um ambiente de negócios de ampla competição. Nele, seu concorrente não é mais o varejista que atua no mesmo setor e que tem uma loja no mesmo quarteirão. Seu concorrente pode vir de qualquer setor.
Na realidade, seu concorrente não será mais uma empresa, e sim um ecossistema digital de negócios. Você também fará parte de um ecossistema, seja como um participante (o que será muito mais comum), seja como o dono de todo o sistema (coisa para muito poucos, capazes de aglutinar milhões de clientes, milhares de sellers e uma infinidade de prestadores de serviços).
Em um ecossistema, as empresas não estão mais no negócio de vender produtos. O que elas fazem é entregar soluções relevantes para seus clientes. Para isso, integram produtos, serviços, meios de pagamento, relacionamento e conhecimento dos hábitos dos consumidores, para serem relevantes para o consumidor.
Nos ecossistemas, a concorrência é transversal e global. E o mundo se torna ainda mais incerto por causa disso.
Esse é o futuro que estamos começando a trilhar. A transformação digital que estamos vivendo agora é só o início!
Eduardo Terra: Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Membro do Conselho de Empresas (Boticário, Petz, Ipiranga, Extrafarma, Lopes, Savegnago), Sócio da BTR-Varese, Palestrante Internacional e Autor e Livros e Artigos sobre Varejo e Transformação Digital
Fonte: LinkedIn