O varejo brasileiro vem acelerando seus investimentos em transformação digital e ampliando as frentes em que esses investimentos são realizados. De acordo com a 4ª edição do estudo sobre o assunto, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a OasisLab Innovation Space, 87% das empresas afirmam ter ações de transformação digital de seus negócios, sendo que em 44% delas, o investimento já supera 1% do faturamento bruto.
Os números mostram que a transformação Digital se tornou prioridade estratégica: 50% dos entrevistados dizem que essa é uma prioridade, com investimentos e ações definidas. “O varejo deixou de ser um setor pouco intensivo em tecnologia. Hoje, coletar e analisar dados para personalizar o relacionamento e melhorar a experiência do cliente é visto como necessário para o crescimento”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Principais focos do investimento em transformação digital
O estudo mostra que as principais áreas de investimento em transformação digital são o omnichannel (41%) e e-commerce (21%), refletindo uma forte preocupação com a implementação de vendas online e a experiência do consumidor. “Mas esse conceito vai muito além da modernização tecnológica. É uma mudança de mindset das empresas, que passam a colocar o cliente como foco de suas ações”, analisa.
Os principais benefícios obtidos pelo varejo em sua transformação digital estão relacionados ao aumento das vendas (87%), ao aumento do engajamento dos clientes (76%) e à expansão do tráfego web/mobile (50%).
Home office como tendência
Outro tema que recebe atenção especial dos varejistas é o trabalho remoto, ou home office, que ficou praticamente estável em relação a 2021. Atualmente, mesmo com a gradual retomada das atividades presenciais, 83% das empresas contam com home office e 48% pretendem continuar dessa forma – apenas 20% delas querem voltar 100% ao modelo pré-pandemia. “Está claro que o futuro do trabalho é um híbrido entre presencial e remoto, pois o home office aumenta a qualidade de vida dos colaboradores, reduz custos para as empresas e gera aumento de produtividade”, avalia Eduardo Terra.
Na pesquisa, 41% das varejistas apontam que mudar a cultura organizacional é principal dificuldade nesse processo e também que 32% das empresas já estão muito engajadas com o novo universo do varejo: o Metaverso.