A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) realizou, em parceria com o OasisLab Innovation Space , pesquisa quantitativa com executivos dos maiores players de sete segmentos do varejo. Uma das constatações é que para a maioria delas (54%), a transformação digital é tratada como prioridade, fazendo parte do desenvolvimento de planos estratégicos, com investimentos e ações definidas.
Outras 23% revelam já possuir algumas ações formalizadas, ou seja, iniciativas para investimentos estratégicos digitais em pessoas, processos e tecnologias. Ainda entre as companhias ouvidas, 8% se consideram ativas e conscientes do presente e preocupados com as mudanças digitais.
Outro dado importante revelado pelo estudo é que a grande maioria dos maiores players do varejo nacional já investe em transformação digital: 69% contra 31% que ainda não destinam recursos com essa finalidade.
Aumento do engajamento do consumidor com canais digitais é o principal benefício obtido ou desejado pelos varejistas em relação à transformação digital, citado por 77% dos entrevistados pela SBVC e pelo OasisLab, que poderiam citar mais de uma opção. Em segundo lugar aparece o crescimento do faturamento em vendas, fator lembrado por 62% dos entrevistados. Para 31% dos varejistas existe ainda a intenção de avançar em market share, enquanto 15% desejam aumentar volume no tráfego web/mobile.
Fonte: S.A. Varejo