Com 20 anos de E-Commerce, Fred Trajano, CEO do Magalu, tem sido referência quando o assunto é a digitalização do mercado. Responsável pela transformação digital do Magalu, agora quer ajudar a digitalizar o varejo brasileiro.
O empresário foi um dos convidados do primeiro dia do Fórum E-Commerce Brasil 2020 Global Edition. Ele explicou que o período de pandemia acelerou o processo de digitalização do setor e revelou que uma das intenções é trabalhar com novas categorias e ampliar o atendimento.
Ele fez questão de frisar a humanização do atendimento e o fato de criar um botão no aplicativo que pode ser usado para denunciar violência doméstica, que tem uma conexão direta com o telefone 180, disk denúncia.
Lembrou que mesmo diante da crise provocada pelo novo coronavírus e para preservar os empregos, parte das 700 lojas foi transformada em mini Centros de Distribuição, para agilizar a entrega e garantir a segurança dos clientes em meio à pandemia.
Bate-papo com Fred Trajano
Fred Trajano respondeu às perguntas de quem acompanhava o Fórum E-Commerce Brasil 2020.
Pergunta: Quando você fala sobe o DNA de servir de forma humanizada, o Magalu tem milhões de clientes e o número de novos sellers também está crescendo a dada dia. Como vocês estão treinando os novos selllers na cultura Magalu, para que entendam e absorvam essa cultura do servir através do atendimento?
Fred Trajano: Para nós é uma missão. E a nosso missão, agora, é digitalizar o varejo brasileiro. E nós temos 63 anos de história, com muitos anos de aprendizado, fazendo a coisa direito, emitindo nota fiscal, pagando impostos, tratando o cliente com carinho e com amor, colocando ele em primeiro lugar, cuidando do nosso próprio time, nossa equipe, fazendo a coisa certa . Isso que minha tia e minha mãe fizeram no início do Magazina Luiza está no nosso DNA. Mais do que isso, a gente lidera pelo exemplo. Quando as pessoas veem o que a gente está fazendo, elas se inspiram e a responsabilidade nossa é muto grande. E não tem nada mais poderoso do que o exemplo. A gente entrega bem, a gente emite nota do que fatura. Então, a resposta é muita educação, mas principalmente ensinar pelo exemplo.
Pergunta: Como o marketplace do Magalu está conseguindo ajudar os pequenos a se diferenciarem e há algum caminho de poder prosperar em meio a competitividade?
Fred Trajano: A nossa missão principal agora é de digitalizar o varejo. Eu acho que quando você está com um marketplace, você não tem um cliente só. Você tem dois clientes, porque o Seller também é seu cliente. No meu time, eu tenho uma meta de NPS e uma meta de NPS para Seller. Ou seja, é preciso atender o Seller bem. Mas, mais do que ter pagamento e tecnologia e logística, é preciso ter como missão ajudar essa empresa a prosperar e dar visibilidade.
Pergunta: Quais os segmentos de maiores apostas neste “novo normal” para o Magalu?
Fred Trajano: Um dos nossos pilares estratégicos é entrar em todos os segmentos. A gente tem que pensar grande e sonhar grande. E acho que uma plataforma digital com a missão da Magalu precisa ter todas as categorias. Entramos em mercado e a gente tem esporte, moda, beleza… Queremos entrar em produtos digitais também. Então, queremos ser um super App, um modelo que você vê na China.
Fonte: E-Commerce Brasil